Gênero e sexualidades na produção de conhecimento será tema de Colóquio nacional

O Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará de 8 a 10 de junho de 2016, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande – PB, o 12º Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades (XII CONAGES).

Nesta edição, o evento discutirá as perspectivas epistemológicas de gênero e sexualidades na produção do conhecimento. O objetivo é situar os participantes do Colóquio quanto às transformações pelas quais sujeitos e esferas sociais têm passado e tornado as pessoas mais conscientes de si e das demais com quem compartilham espaços, posições, afetos.

A programação contempla diferentes áreas temáticas com atividades distribuídas em conferências, palestras, mesas-redondas, atividade social, sessão de diálogos sobre gênero e sexualidade, mostra audiovisual, mostra de fotografia, exposição arte e gênero, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2016 com data limite para submissão de trabalho o dia 2 de maio de 2016. Outras informações através do endereço eletrônico

www.generoesexualidade.com.br ou pelo telefone 83 3322-3222.

CONTEXTO

Nas três últimas décadas, as sociedades ocidentais têm refletido, enfrentado embates e assistido a inúmeras polêmicas geradas por várias ações políticas, por reivindicações e projetos que orbitam os sujeitos homoafetivos, gays, lésbicos, queers nos vários lugares sociais, os feminismos, políticas públicas em favor das mulheres, violência doméstica, estupro, gravidez precoce, AIDS, câncer e mulheres.

Também se tem refletido sobre as problematizações nos diversos campos de produção do conhecimento e na desconstrução de narrativas generalizantes que ocultam, naturalizam e polarizam as hierarquias de poder entre sexos, entre outros, na tentativa de influenciar novas concepções e práticas que minimizem os marcadores sociais de diferenças.

(Ascom Realize Eventos)

Data: 13/01/2016