UFCG apoia campanha do Ministério Público Federal contra a corrupção

Várias ações serão planejadas para envolver os sete campi da instituição

O reitor Edilson Amorim recebeu na tarde desta sexta-feira, 18, a visita do procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF), Rodolfo Silva Alves. Na visita, o líder da Procuradoria da República no Estado convidou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a ser parceira da instituição na campanha “10 medidas contra a corrupção”.

O reitor da UFCG firmou compromisso de desenvolver ações na universidade que contribuam com o objetivo do MPF de coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional.

Em fevereiro próximo, será realizado um evento conjunto entre UFCG e MPF para a construção de uma agenda de ações no âmbito dos sete  campi da universidade. A princípio, o reitor solicitará à Pró-Reitoria de Ensino que seja agregada ao processo de matrículas dos estudantes comunicação sobre o manifesto

Contra a Corrupção

As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

(Ascom/UFCG)

Data: 18/12/2015