topo_cabecalho
Workshop de Recursos Naturais debaterá sustentabilidade do Semiárido brasileiro

 

Começa amanhã, dia 15 de dezembro, a partir das 8h30, o Workshop de Recursos Naturais do Semiárido Brasileiro. O evento acontece no auditório José Farias da Nóbrega, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) até a próxima quarta-feira, dia 16. Irá reunir um conjunto de especialistas para discutir questões relativas ao desenvolvimento do Semiárido brasileiro, em especial problemas e soluções baseadas em princípios da vulnerabilidade, da resiliência e da sustentabilidade.

 

O Workshop é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGRN/UFCG), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

 

A iniciativa de realizar o Workshop partiu da necessidade da obtenção de novos caminhos e significados para a sustentabilidade do Semiárido brasileiro, que considere as especificidades históricas, culturais, socioeconômicas e ambientais da região.

 

O professor Carlos Costa, coordenador do evento e também do PPGRN, destacou a importância do evento para debater e analisar as principais alternativas de ação baseadas em um novo paradigma de desenvolvimento para o Semiárido brasileiro. “O evento debaterá novos caminhos capazes de contribuir para melhorar as condições de vida das pessoas e a promoção da cidadania, por meio de iniciativas sociais, econômicas, tecnológicas e ambientais apropriadas para a geração de novas e melhores formas de convivência com as características da região”, completou.

 

O público-alvo é estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação; professores e pesquisadores; ambientalistas, gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil.


O diretor do Insa, Salomão Medeiros, integrará a programação com a palestra “Reúso de Água no Semiárido”, a ser realizada na quarta-feira, dia 16, às 14h. O pesquisador Humberto Barbosa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentará nesta terça-feira, dia 15, o projeto variabilidade e tendência espaço-temporal do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), abordando a relação entre aspectos econômicos e degradação ambiental no Semiárido brasileiro. O projeto é desenvolvido em parceria com o Insa.

 

Para acessar a programação, acesse: http://wrns.com.br/programacao/

 

(Ascom Insa - 14.12.15)



 


Data: 14/12/2015