Servidores da UFCG recebem treinamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Receberam a capacitação colaboradores do Protocolo e do Arquivo Geral

Servidores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão participando da primeira etapa de treinamento prático do projeto piloto para conhecimento e utilização do Sistema Eletrônico de informações (SEI), que substituirá o Sistema de Protocolo atual utilizado na instituição.

A capacitação - que começou na última segunda-feira, dia 07, e se estende até essa sexta, dia 11 - está sendo voltada para os colaboradores do Protocolo Geral e Arquivo Geral, e contou com a participação dos coordenadores do Projeto, os servidores Isaac George de Almeida e Euliene Figueiredo da Rocha.

A próxima etapa do projeto piloto será a definição dos tipos de processos que serão tramitados exclusivamente no SEI e do calendário de treinamento.

Sobre o SEI

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) que vem sendo implantado em vários órgãos públicos, entre eles: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre outros órgãos.

Com o SEI, será permitido a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, e redução o tempo de realização das atividades. Além disso, haverá redução de gastos com papel, impressão, malote e carimbos. Com a implantação do sistema, a gestão dos processos administrativos será mais eficiente, com maior controle e transparência.

Confira as principais facilidades do SEI:

a. Portabilidade: 100% Web;

b. Acesso Remoto: pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS da Apple e Android do Google). Isto possibilita que os usuários trabalhem a distância;

c. Acesso de usuários externos: gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos;

d. Controle de nível de acesso: gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos;

e. Tramitação em múltiplas unidades: incorpora novo conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional tramitação linear, inerente à limitação física do papel. Deste modo, várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si;

f. Funcionalidades específicas: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros;

g. Sistema intuitivo: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade

(Ascom/UFCG - 10.12.2015)

Data: 10/12/2015