Pesquisadores da UFCG recebem Prêmio Capes de Tese 2015 nesta quinta

Solenidade acontece em Brasilia - DF

Pesquisadores  da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam nesta quinta, dia 10, em Brasília - DF, da cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2015, outorgado às melhores pesquisas defendidas em 2014 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos cursos de pós-graduação.

Foram premiados os estudantes Gustavo Araújo Soares, da pós-graduação de Ciências da Computação, orientado pelo professor Rohit Gheyi, com a tese Uma abordagem automatizada para testar ferramentas de refatoramento; e Felipe Vigolvino Lopes, da pós-graduação de Engenharia Elétrica, orientado pelo professor Washington Luiz Araújo Neves e co-orientado pelo professor Damásio Fernandes Júnior, com a tese Localização de faltas em tempo real baseada na teoria de ondas viajantes usando dados não sincronizados de dois terminais. Soares também compõe o quadro de professores da UFCG

A premiação é constituída pelo Prêmio Capes de Tese e Grande Prêmio Capes de Tese, em parceria com a Fundação Conrado Wessel. Serão concedidos, ainda, prêmios especiais para as áreas de Educação e de Ensino, em parceria com a Fundação Carlos Chagas.

Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

A Fundação Carlos Chagas oferecerá aos autores vencedores nas áreas de Educação e de Ensino um prêmio no valor de R$ 15 mil e quatro prêmios na categoria Menção Honrosa no valor de R$ 5 mil cada, sendo duas premiações de Menção Honrosa em cada uma das duas áreas.

Grande Prêmio

Durante a cerimônia, será outorgado ainda o Grande Prêmio Capes de Tese para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas.

Para concorrer ao Grande Prêmio Capes de Tese os autores vencedores do Prêmio Capes de Tese devem apresentar à Capes uma vídeoaula com duração de 20 a 30 minutos, em CD ou DVD, destinada a estudantes de ensino médio, abordando, de forma apropriada a tal nível educacional, o tema da tese de doutorado. O CD/DVD com a vídeoaula deverá ser enviado até o dia 20 de setembro.

Em 2015, serão homenageados Emílio Vanzolini (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias), Aziz Nacib Ab'Sáber (Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar – Materiais e Biotecnologia) e Antônio Houaiss (Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar – Ensino).

O Grande Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; e U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

Acesse o resultado.

(Ascom UFCG, com dados da Capes - 09.12.2015)

Data: 09/12/2015