Exposições e palestras celebram o Dia Mundial do Solo em Sumé

A data é comemorada em 5 de dezembro

Com o objetivo de compartilhar informações sobre o solo e sensibilizar as pessoas sobre as necessidades de cuidar desse importante recurso ambiental, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), promoveu nos dias 3 e 4 de dezembro a III Feira do Solo, ação educativa direcionada a estudantes, agricultores e comunidade civil em geral.

Durante os dois dias de realização da Feira, a Exposição Solo ficou montada para visitação no Ginásio O Netão e no Estadual de Sumé. A professora Adriana Meira, que coordena o Espaço de Educação em Solos, também esteve na Câmara de Vereadores de Sumé, na noite da quarta-feira (3), apresentando palestra sobre O Dia Mundial do Solo.

"Trabalhar pela popularização do ensino de solos e pela disseminação de conceitos para promoção de posturas sustentáveis de uso e manejo do solo são estratégias absolutamente relevantes para contribuir com o estabelecimento de um tempo de paz, fundado na afetividade e respeito pela MãeTerra", disse a professora Adriana.

A Feira de Solos é uma realização do Projeto Solo na Escola e do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do CDSA.

Dia Mundial do Solo

O Dia Mundial do Solo, comemorado no dia 05 de dezembro, foi proposto pela União Internacional de Ciência do Solo e endossado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para ser uma referência na agenda ambiental dos povos.

A celebração foi criada após o reconhecimento da urgente necessidade de se conscientizar a população sobre a sustentabilidade dos recursos limitados do solo. A motivação do alerta são os altos índices de degradação e contaminação do solo.

No mundo inteiro, 3,6 bi ha ou seja, 33% das terras do planeta estão degradadas, atingindo 110 dos 191 países e 1/3 da população.O Brasil, por exemplo, perde milhões de toneladas de solo anualmente nos diversos sistemas de uso desse recurso natural e cuja imagem mais recorrente é a de rios impregnados de sedimentos. São 1,34 mi km2, ou 15,72% do território ou 32 mi pessoas.

No Nordeste são 230 mi km2 de solos estão degradados. Na PB dos 223 municípios da Paraíba, 203 já estão sob ameaça de desertificação - 93,27% do total. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a situação da maioria dos solos no Estado foi classificada, quanto aos riscos de desertificação, como grave (14,76%) ou muito grave (57,06%). Segundo o INSA, mais de 72% dos solos agricultáveis na Paraíba já estão em situação de moderada a severa de degradação.

O Dia Mundial do Solo e do Ano Internacional dos Solos devem ser refletidos e discutidos com ações que contribuam para a sensibilização quanto a mudança de posturas para minimizar o avanço da degradação, contaminação, poluição e para a desertificação.

(Assimp CDSA/UFCG - 07.12.2015)

Data: 07/12/2015