Parcerias ajudarão unidades a aperfeiçoar gestão e serviços dos hospitais universitários

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) firmou nessa segunda-feira, 30, seis parcerias nas áreas de gestão, pesquisa clínica, capacitação, melhoria dos gastos e serviços de saúde. A iniciativa tem a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade de São Paulo (USP), do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, do Consórcio de Saúde e Social da Catalunha e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde (Into).

Com a USP, foi firmada parceria para a capacitação de preceptores. O objetivo é aprimorar os processos de ensino e cuidado à saúde de quem orienta alunos e faz parte do Programa de Residência Médica e Multiprofissional pela Ebserh.

A busca por melhorias nos gastos e eficiência na contratação de bens e serviços de saúde foi contemplada no acordo com a Unops. Para aprimoramento da gestão hospitalar, foi assinado protocolo de intenções com o Consórcio de Saúde e Social da Catalunha. O consórcio espanhol é considerado modelo internacional de rede hospitalar.

Para estruturar os serviços de alta complexidade e de traumatologia, a Ebserh fechou parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) para atuar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. O projeto vai ampliar a oferta de cirurgias de alta complexidade na rede local e pode ser estendido a outras localidades interessadas.

Também foram firmados termos de cooperação com a Capes e com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre para programas especiais em pesquisa clínica, inovação e gestão hospitalar. A meta é implementar ações para formação de recursos humanos e o aprimoramento de competências técnicas nas áreas.

Para o presidente da Ebserh, professor Newton Lima, as parcerias contemplam os objetivos principais da empresa, de aprimorar a assistência, ensino e pesquisa nos hospitais filiados. “Acima de tudo, somos hospital de ensino”, disse. “Esse evento, que aprofunda ou estabelece novas parcerias, vem ao encontro da nossa grande preocupação de melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão.”

O presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre, destacou a importância das parcerias: “A Capes está determinada a contribuir com esse esforço dos hospitais universitários em continuar como foco da pesquisa”.

(Assessoria de Imprensa da Ebserh)

Data: 02/12/2015