Assinado convênio entre a UFCG e PMCG com foco na inovação tecnológica

Acordo vai beneficiar projetos voltados à integração do ensino, pesquisa e extensão de toda rede de ensino da cidade

"São nos espaços de diálogo universidade-sociedade, a instituição aprende. É demandada e provocada", considerou o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, durante a assinatura do convênio de cooperação técnico-científica com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) para o desenvolvimento de projetos voltados à integração do ensino, pesquisa e extensão com foco na inovação tecnológica. Para ele, ações dessa natureza potencializam, não só a sistematização do conhecimento; mas, também, o sentir e o experimentar.

A solenidade de assinatura do convênio pelo reitor da UFCG e o prefeito municipal Romero Rodrigues aconteceu na mamã desta quarta-feira, 25, no Museu Vivo da Ciência, Tecnologia e Inovação Lynaldo Cavalcante, abrindo o I Encontro de Robótica.

O prefeito municipal lembrou a vocação da cidade para a inovação, fazendo um relato das ações ao longo da história que foram traçando o perfil vanguardista e consolidando Campina Grande como uma das cidades mais promissoras nessa área estratégica para o desenvolvimento humano e social.

Essa parceria será alicerçada pelo Projeto FelizCidade, do Programa de Educação Tutorial (PET) em Computação, que transformará o Museu Vivo da Ciência em uma estação de Inovação Aberta, disponível para toda a rede de ensino da cidade, promovendo a criatividade e experiências científicas inovadoras.

O projeto foi apresentado pelo seu coordenador e também responsável pelo PET Computação, professor Marcelo Alves de Barros, que apresentou aplicabilidades e resultados projetados. A exemplo do CaçaAedes, jogo criado pela UFCG para engajar a população no combate efetivo aos transmissores da  Dengue, Zika e Chicungunha.

"Com essa metodologia, estamos colocando Campina Grande  a frente do combate da Microcefalia", disse o coordenador, explicando que o CaçaAedes foi criado na interação dos alunos e professores da UFCG com alunos e professores do ensino fundamental e médio, em missões de ensino-aprendizagem de cálculo de raízes de equações, conteúdo curricular do 9º ano do fundamental ao 5º ano de engenharia.

O Pet Computação já vem atuando em parceria com a prefeitura municipal na Olimpíada Paraibana de Informática e na programação anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 25.11.2015)

Data: 25/11/2015