Candidaturas abertas para a Bolsa Eiffel 2015-2016

Candidatos devem entrar em contato diretamente com as universidades francesas para postular a bolsa

Estão abertas as candidaturas ao programa de bolsas de excelência do Ministério das Relações Exteriores da França – MAEDI para estudantes internacionais admitidos em instituições francesas de ensino superior no nível master e doctorat.

O programa Eiffel tem por objetivo formar futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado. Encoraja candidaturas de estudantes de países emergentes, em especial da Ásia, América Latina, Europa do Leste, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia, mas também, para o nível doutorado, dos países industrializados.

Eiffel Master

Bolsa de 1.181€ mensais para a realização de uma formação de nível master (especialização ou mestrado). A bolsa é concedida por no máximo 12 meses para uma inscrição em M2, 24 meses para uma inscrição em M1 e 36 meses para a preparação de um diploma de engenharia. As áreas de estudos contempladas são: engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 30 anos de idade.

Eiffel Doctorat

Bolsa de 1.400€ mensais por dez meses de mobilidade (cotutela ou co-orientação), de preferência no segundo ou terceiro ano da preparação da tese. As áreas de estudos contempladas são: ciências da engenharia e ciências exatas (matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 35 anos de idade.

Como se candidatar?

Eiffel é um programa oferecido aos estabelecimentos franceses para contemplar seus melhores candidatos. As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France Paris serão desconsideradas.

Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem manifestar seu interesse ao apresentar suas candidaturas às instituições francesas que, por sua vez, terão até 9 de janeiro de 2015 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris.

Cada instituição pode estabelecer datas específicas para a participação na seleção Eiffel. Algumas instituições, por exemplo, exigem a apresentação dos dossiês de candidatura em novembro e dezembro; podem também estabelecer critérios específicos (níveis de proficiência etc.) e envio de documentação complementar.

Antes de iniciar a candidatura, os estudantes interessados devem ler atentamente o edital e verificar se atendem aos critérios de eligibilidade:

Se forem elegíveis, devem entrar em contato diretamente com as instituição francesas, informando que pretendem se candidatar para a bolsa.

Mais informações no site do CampusFrance de Paris: http://www.campusfrance.org/fr/eiffel

Atenção: se for se candidatar, você deverá enviar o seu dossier diretamente para uma única universidade. Além disso, não anexe nenhum documento no site do CampusFrance de Paris. Candidaturas apresentadas diretamente pelos estudantes serão desconsideradas.

(Campus France)

Data: 25/11/2015