UFCG e PMCG assinam acordo de cooperação técnico-científica

Convênio visa desenvolver projetos com foco na inovação tecnológica

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinam nessa quarta-feira, 25, um convênio de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de projetos voltados à integração do ensino, pesquisa e extensão com foco na inovação tecnológica. A solenidade - que marca a abertura do I Encontro de Robótica - acontece a partir das 09h no Museu Vivo da Ciência, Tecnologia e Inovação Lynaldo Cavalcante.

A parceria entre a UFCG e a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) se dará em torno do Projeto FelizCidade, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial em Computação (Pet Computação), que visa transformar o Museu Vivo da Ciência em uma estação de Inovação Aberta, disponível para toda a rede de ensino da cidade, valorizando os professores e alunos que desejam desenvolver a criatividade e experiências científicas inovadoras, com uso de tecnologias sociais disponíveis ou criadas pelos participantes do projeto.

“Um exemplo de resultado de grande impacto da metodologia FelizCidade é a inovação tecnológica CaçaAedes, que lança Campina Grande na frente do combate da Microcefalia, Dengue, Zika e Chicungunha por meio de um jogo que engaja a população no combate efetivo do vetor Aedes Aegypti. Este jogo sério foi criado a partir da interação de alunos e professores de graduação e pós-graduação em informática da UFCG com alunos e professores de ensino fundamental e médio, em missões de ensino-aprendizagem de cálculo de raízes de equações, um conteúdo presente nos componentes curriculares do 9º  ano do fundamental ao 5º ano de engenharia”, explica o professor da UFCG e coordenador do Pet Computação, Marcelo Alves de Barros.

O Pet Computação já vem atuando em parceria com a PMCG através da Olimpíada Paraibana de Informática e da realização conjunta com a PMCG e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) da Programação Anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O convênio prevê ainda a participação de todos os grupos Pet da instituição e da Praça das Profissões, projeto que proporciona um intercâmbio de experiências entre alunos e professores da UFCG e das escolas participantes, de modo a ampliar o conhecimento pelos cursos e o papel das profissões oferecidas na universidade.

Encontro de Robótica

O I Encontro de Robótica de Campina Grande será realizado durante todo o dia no Museu Vivo da Ciência e contará com a participação de universidades, faculdades, escolas públicas estaduais e da rede particular. No evento, o público terá a oportunidade de conhecer de perto inúmeros projetos em robótica desenvolvidos por pesquisadores, professores e estudantes, podendo interagir com os expositores e participar ativamente das demonstrações que visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e incentivar o desenvolvimento de carreiras profissionais no âmbito da interação homem-máquina.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 24.11.2015)

Data: 24/11/2015