Premiação da Olimpíada Paraibana de Informática acontece nessa quarta na UFCG

Solenidade será realizada às 17h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Acontece nessa quarta, dia 25, às 17h , no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus sede da Universidade Federal de Campina grande-UFCG , a solenidade de premiação da VIII Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). Nesta edição serão premiados cerca de 200 alunos do ensino fundamental, médio e superior em seis categorias (Iniciação 1, Iniciação 2 para escolas públicas, Iniciação 2, Programação, Avançado Júnior e Avançado Sênior).

A OPI é promovida anualmente pela Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, desde 2008, e visa despertar nos alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior o interesse em computação, muito importante na formação básica dos estudantes, a partir de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável.

A Olimpíada também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira profissional, antes de sua escolha para o vestibular. Já para os alunos do Ensino Superior, a OPI visa estimulá-los a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento em Programação e Algoritmos. Em 2015, mais de dois mil alunos paraibanos das cidades de Areia, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, dentre outras, se inscreveram na OPI.

Além disso, a olimpíada deseja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como as Olimpíadas Brasileira e Internacional de Informática, a ACM/ICPC. A cada ano, o número de paraibanos premiados nas olimpíadas dos ensinos Fundamental, Médio e Superior vem aumentando.

Em 2015, os alunos paraibanos conquistaram prêmios importantes no cenário nacional como:
•    Medalha de ouro do time (Árysson Cavalcanti, Felipe Abella, Manoel Urbano) da UFCG na maratona de programação da Sociedade Brasileira da Computação. O time da UFCG irá representar o Brasil na fase mundial da competição que ocorrerá em Maio de 2016 na Tailândia;
•    Trinta e um prêmios na Olimpíada Brasileira de Informática;
•    Medalha de ouro e primeiro colocado geral de Ordan Santos (UFCG) na Olimpíada Brasileira de Informática 2015.

(Carlos Leão - Assessor do Projeto Olímpico)

Data: 24/11/2015