topo_cabecalho
Andifes promoverá seminário sobre assistência estudantil

 

Assistência Estudantil será o tema do próximo seminário da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes), que será realizado em São Paulo, no dia 18 de novembro. O evento reunirá especialistas e trará uma programação contemplando as mais variadas vertentes de discussões referente a uma das políticas públicas mais democrática e representativa no novo modelo de Universidades Federais.

 

As mesas debaterão os seguintes temas; Perfil Discente das Instituições Federais de Ensino Superior; Perfil Institucional da Assistência Estudantil das Universidades Federais: A Política Nacional de Assistência Estudantil – caminhando para a equalização; Assistência Estudantil e Desempenho Acadêmico; Indicadores de Avaliação; Política e Financiamento.

 

As Universidades Federais estarão representadas nas mesas por reitores, pró-reitores de Colégios e Fóruns ligados à Andifes, especialmente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Também estão convidados representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-Graduando (ANPG) e parlamentares.

 

O objetivo do seminário é fazer um amplo debate sobre a atual conjuntura da assistência estudantil nas universidades, seus avanços, gargalos e buscar propostas que levem ao fortalecimento da assistência como uma política de estado. O evento será restrito a reitores, pró-reitores e convidados.

 

Também será realizada em São Paulo a reunião ordinária do Conselho Pleno. O encontro mensal dos reitores acontecerá no dia 19, das 8h às 12h. De acordo com a programação os temas discutidos serão modelo de financiamento das universidades, orçamento 2015, indicadores educacionais, com a participação da diretora de avaliação da educação superior (INEP), Cláudio Griboski, e a PEC 395/2014, que trata da cobrança dos cursos de pós-graduação nas Universidades Federais.

 

(Ascom Andifes)


Data: 12/11/2015