topo_cabecalho
Projeto CineCidadania da UFCG reuniu expectadores na cidade de Cuité

Ação aconteceu nessa terça, dia 10, e foi organizada pelo Núcleo PENSO do Centro de Educação e Saúde (CES)

 

O projeto de extensão intitulado CineCidadania, pertencente ao Núcleo de Estudos PENSO do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité da Univeridade Federal de Campina Grande (UFCG), exibiu na noite desta terça-feira (10), ao lado da Igreja Matriz de Cuité (PB), o filme Que Horas Ela Volta? - película nacional lançada recentemente. A atividade foi realizada através de recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT) e contou com a parceria da Prefeitura daquele município.

 

Coordenado pela professora do Curso de Nutrição, Vanille Pessoa, o projeto CineCidadania, já tem três anos de existência e exibe sistematicamente filmes no Museu do Homem do Curimataú (MHC) e no Teatro Municipal de Cuité, com entrada gratuita. O objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta de reflexão e estimular o olhar crítico das pessoas.

 

“Desta vez, a proposta do CineCidadania foi um filme ao ar livre, o que proporcionou um número maior de pessoas terem acesso a oportunidade de cultura e lazer. Uma verdadeira democratização da cultura”, afirmou a professora.

 

Ao término da exibição do filme, foi aberto um diálogo com a comunidade presente no local, onde foram discutidas questões apresentadas pelo filme, como diferenças sociais, igualdade, direitos.

 

A iniciativa também integrou uma ação do projeto Vida Nova, coordenado pela nutricionista, que reúne mulheres titulares de direito do Programa Bolsa Família para discutir direitos, saúde, alimentação e empreendedorismo. Durante o evento, as mulheres deste projeto puderam comercializar alimentos feitos por elas, gerando renda e bem-estar.

 

(Ascom/CES – 11.11.2015)


Data: 11/11/2015