topo_cabecalho
Professores e estudantes da UFCG conhecem o Prêmio Petrobras de Tecnologia 2005/2006

Os estudantes Juliana Lundgren e Rodolfo Fonseca, do curso de graduação em Turismo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I, em João Pessoa - PB, estiveram durante todo o dia de hoje, quarta, 10, divulgando o Prêmio Petrobras de Tecnologia, no hall da Biblioteca central da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (foto), no campus localizado na cidade de Campina Grande - PB. O Prêmio é direcionado a estudantes de qualquer curso de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) e são oferecidas três premiações no valor de 10, 15 e 20 mil reais para cada aluno e professor orientador que tenham seus projetos aprovados pela Petrobras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2006, através do site www.petrobras.com.br/premiotecnologia, ou pelos Correios.

O Prêmio Petrobras de Tecnologia visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria do petróleo nacional.

A Petrobras oferece 9 temas que podem ser trabalhados pelos estudantes e professores no três níveis de graduação já citados. Os temas do Prêmio são: Tecnologia de Exploração, Tecnologia de Perfuração e de Produção: Tecnologia de Refino e de Petroquímica, Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados, Tecnologia de Produtos, Tecnologia de Gás, Tecnologia de Energia, Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional e Tecnologia de Preservação Ambiental.

O Prêmio Petrobras de Tecnologia visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria do petróleo nacional.

Esta Promoção tem caráter exclusivamente cultural, científico e tecnológico, se desenvolvendo sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes de qualquer bem e / ou utilização de qualquer serviço mediante pagamento, respaldado pelo artigo 30 do Decreto Lei 70.951/72.

Movimentação de estudantes e professores na Biblioteca da UFCG

A presença dos estudantes prestadores de serviços da Petrobras trouxe uma boa movimentação de professores e estudantes para o hall da Biblioteca, que demonstraram interesse em participar desse desafio que é o Prêmio Petrobras de Tecnologia /2005-2006.

A estudante Juliana Lundgren ficou surpresa com o interesse dos alunos em conhecer o prêmio. Ela disse que os alunos “passavam, se informavam e demonstravam interesse em participar dessa iniciativa da Petrobras”.

Os alunos receberam kits contendo caça-palavras, camiseta com labirinto, pregos para montar e desmontar, folder contendo um desafio de xadrez e textos rápidos sobre o prêmio, além de uma caixinha contendo 6 desafios lógicos.

Conheça em detalhes o que é o Prêmio Petrobras de Tecnologia

Devido ao sucesso obtido na primeira edição (2005) e ao grande número de inscrições esperadas para esta edição, a Petrobras modificou o processo de inscrição dos trabalhos submetidos ao Prêmio Petrobras de Tecnologia disponibilizando aos candidatos ao prêmio, já a partir da segunda edição, a opção de inscrição on-line.

O Prêmio envolve a comunidade de C&T das instituições de ensino superior nacionais, cujos cursos sejam reconhecidos pelo MEC / CAPES, em todos os níveis de graduação e pós-graduação, exceto trabalhos desenvolvidos com a participação financeira de outras empresas de petróleo, pesquisa ou serviço.

Regulamento do Prêmio

1 – DO OBJETIVO

1.1 O Prêmio PETROBRAS de Tecnologia visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da PETROBRAS e da indústria do petróleo nacional.

1.2 Esta Promoção tem caráter exclusivamente cultural, científico e tecnológico, se desenvolvendo sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes de qualquer bem e / ou utilização de qualquer serviço mediante pagamento, respaldado pelo artigo 30 do Decreto Lei 70.951/72.

2 – DA ABRANGÊNCIA

2.1 O Prêmio envolve a comunidade de C&T das instituições de ensino superior nacionais, cujos cursos sejam reconhecidos pelo MEC / CAPES, em todos os níveis de graduação e pós-graduação, exceto trabalhos desenvolvidos com a participação financeira de outras empresas de petróleo, pesquisa ou serviço.

3 – DOS TEMAS DE PREMIAÇÃO

3.1 Os temas do Prêmio PETROBRAS de Tecnologia estão fundamentados nos desafios tecnológicos da PETROBRAS e da Indústria do Petróleo Nacional, a seguir definidas.

(i) Tecnologia de Exploração: Trabalhos que contribuam para a evolução do conhecimento na busca de acumulações de óleo e gás e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos.

(ii) Tecnologia de Perfuração e de Produção: Trabalhos que contribuam para viabilizar a perfuração de poços de petróleo, a produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, assegurar a rentabilidade da produção em áreas terrestres e águas rasas, que contribuam para aumentar o fator de recuperação de hidrocarbonetos dos reservatórios e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de produção.

(iii) Tecnologia de Refino e de Petroquímica: Trabalhos que contribuam para a excelência do refino e petroquímica, com ênfase no processamento de óleos pesados, na integração da petroquímica ao refino, no aumento da confiabilidade operacional e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de refino e petroquímica.

(iv) Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados: Trabalhos que contribuam para aumentar a excelência operacional, a logística e a confiabilidade do armazenamento e transporte de petróleo, derivados e gás natural e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de transporte de petróleo e derivados.

(v) Tecnologia de Produtos: Trabalhos que contribuam para o desenvolvimento de novos produtos, antecipando o perfil de demanda e elevando o padrão de qualidade dos produtos para o mercado.

(vi) Tecnologia de Gás: Trabalhos que contribuam para a ampliação da utilização do gás natural na matriz energética brasileira e desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

(vii) Tecnologia de Energia: Trabalhos que contribuam para o uso racional das fontes energéticas existentes ou para o desenvolvimento de fontes renováveis alternativas de energia e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

(viii) Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional: Trabalhos que contribuam para aumentar a segurança e o desempenho operacional incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

(ix) Tecnologia de Preservação Ambiental: Trabalhos que contribuam para aumentar a proteção ao meio ambiente incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

4 – DAS CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

4.1 Para cada Tema Tecnológico serão premiados os trabalhos seguindo o que ficou estabelecido para cada categoria abaixo:

(i) Doutorado: 01 (um) trabalho
(ii) Mestrado: 01 (um) trabalho
(iii) Graduação: 01 (um) trabalho

5 – DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos serão inscritos diretamente pelos autores.

5.2 Um mesmo trabalho só poderá concorrer em um tema.

5.3 Um mesmo autor pode enviar diferentes trabalhos para concorrer em um mesmo tema.

5.4 Um mesmo autor pode inscrever diferentes trabalhos em vários temas.

5.5 Um mesmo professor pode orientar a elaboração de diversos trabalhos.

5.6 As inscrições deverão ser individuais e, juntamente com o envio dos trabalhos, poderão ser feitas via on-line (ver Item 5.7 deste regulamento), preferencialmente, pelo mini-site do prêmio existente na home page da PETROBRAS (http://www.petrobras.com.br) até às 20:00h, horário de Brasília, do dia 31 de maio de 2006 ou encaminhadas em um único envelope lacrado para cada trabalho à PETROBRAS/Cenpes (destinatário) sob o título “Prêmio PETROBRAS de Tecnologia” e tendo como sub-título o tema escolhido (verificar Item 3 deste regulamento), com endereço na Cidade Universitária, Quadra 7, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 21.941-598 até 31 de maio de 2006, tomando-se como base o carimbo dos Correios ou protocolo, contendo:

(i) Os arquivos abaixo, salvos em formato PDF e armazenados em meio magnético, sem a existência de arquivos executáveis do tipo flash ou similar, podendo ser 01 (um) CD ou 02 (dois) disquetes idênticos, de forma que um possa substituir o outros de forma independente, como backup:

• Ficha de Inscrição, corretamente preenchida;
• Resumo do trabalho que concorrerá ao Prêmio, contendo no máximo duzentas palavras;
• O trabalho final, elaborado dentro das normas presentes no Item 5.9 deste regulamento.

5.7 Os participantes que optarem pela via on-line para inscrição e envio dos trabalhos pelo mini-site, além das regras abaixo, desde já reconhecem, aceitam e manifestam sua vontade em se submeter ao Termo de Uso e demais políticas que regem o Portal PETROBRAS, as quais, no caso aplicação deste item, passarão a fazer parte integrante deste regulamento.

(i) É de inteira responsabilidade do participante a efetivação de sua inscrição no sistema, devendo preencher o formulário por completo e com dados precisos.
(ii) O arquivo final a ser enviado pelo sistema deve ser elaborado dentro das normas presentes no Item 5.9 deste regulamento.
(iii) O limite máximo para o tamanho do arquivo é de 15MB (quinze mega bytes), sendo de inteira responsabilidade do autor a aquisição dos meios necessários para que possa participar do Prêmio com inscrição e envio dos trabalhos pela via on-line.
(iv) Uma vez confirmada a inscrição e envio do trabalho para o sistema, os dados do trabalho não poderão ser mais alterados.

5.8 Os dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros, precisos, completos e apresentados de uma forma que permita a verificação de sua procedência e veracidade e autenticidade.

5.9 Cada trabalho só será aceito se redigido em língua portuguesa e atendendo aos seguintes requisitos:

(i) Ter no mínimo dez (10) e no máximo (20) páginas de texto, formato A4, não abrangendo este número os anexos (gráficos, tabelas, figuras e similares), o sumário, as referências bibliográficas e a folha de capa padrão.
(ii) Ser digitado em espaço um e meio (1,5) entre as linhas e espaço dois (2) entre parágrafos, utilizando a fonte Arial tamanho doze (12).
(iii) Conter referências bibliográficas.
(iv) Constituir um arquivo único, em formato PDF, já incluso neste os anexos (gráficos, tabelas, figuras e similares), sumário, referências bibliográficas e capa padrão.
(v) Ter um único professor orientador
(vi) Não deve apresentar, no corpo do trabalho, nenhuma identificação de nome de autor ou autores.

5.10 A apresentação da inscrição implica concordância e aceitação plena de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte de qualquer candidato.

5.11 As inscrições incompletas ou entregues fora do prazo não serão aceitas.

5.12 Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, trocas, alterações, inserções ou exclusões no trabalho após a entrega.

6 – DOS CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO

6.1 Os trabalhos serão julgados por tema e categoria, e com base, se possível, em resultados mensuráveis, abrangendo os seguintes critérios: qualidade Técnica, inovação e aplicação.

7 – DA COMISSÃO EXECUTIVA

7.1 A Comissão Executiva julgará os projetos e será composta por 11 (onze) membros, distribuídos da seguinte forma:

(i) 01 (um) Representante da Diretoria de Serviços Coordenação pelo Cenpes;
(ii) 06 (seis)Representantes das Áreas de Negócio e Serviços e subsidiárias da PETROBRAS;
(iii) 01 (um)Representante do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
(iv) 03 (três) Representantes da Comunidade Acadêmica.

7.2 A Comissão Executiva, com intuito de assessoramento, nomeará sub-comissões temáticas, compostas de especialistas nas áreas tema, que após análise técnica farão uma pré-classificação dos trabalhos. A decisão final ficará á cargo da Comissão Executiva.

7.3 As decisões da Comissão Executiva, não serão susceptíveis de recursos ou impugnações em qualquer fase do processo de premiação.

7.4 A Comissão Executiva escolherá até três trabalhos para premiação, em ordem de classificação por cada tema previsto no Prêmio.

8 – DOS PROCEDIMENTOS

8.1 O processo Prêmio PETROBRAS de Tecnologia será aberto anualmente pelo Presidente da PETROBRAS.

8.2 O Diretor da Área de Serviços nomeará a Comissão Executiva, a ser coordenada pelo Centro de Pesquisas da PETROBRAS - Cenpes.

8.3 A Área de Comunicação Institucional da PETROBRAS divulga a realização do Prêmio, o cronograma e condições de participação para a Comunidade Acadêmica.

8.4 O coordenador da Comissão Executiva recebe as inscrições, prepara material e distribui para a apreciação de todos os componentes da Comissão.

8.5 A Comissão Executiva avalia as indicações e define a relação dos trabalhos premiados.

9 – DOS CRITÉRIOS E TIPOS DE PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO

9.1 Não é obrigatória a premiação anual em todas as categorias.

9.2 Será premiado o trabalho, através do seu autor-líder. Aos co-autores, quando houver, será entregue para cada um deles diplomas de reconhecimento de mérito.

9.3 O autor-líder do trabalho vencedor na categoria doutorado será premiado com a quantia bruta de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

9.4 O autor-líder do trabalho vencedor na categoria mestrado será premiado com a quantia bruta de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

9.5 O autor-líder do trabalho vencedor na categoria graduação será premiado com a quantia bruta de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

9.6 O autor-líder de trabalho premiado em cada categoria / tema receberá Bolsa de Estudo do CNPq / PETROBRAS, conforme termo de compromisso, para elaboração de Tese de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado em universidades nacionais, de acordo com a sua formação acadêmica: graduando, mestrando ou doutorando, respectivamente.

(i) Os termos de compromisso para elaboração de teses de mestrado, doutorado ou pós-doutorado deverão ser assinados entre as partes, nos seguintes prazos:

• Graduação – 12 meses após a conclusão da graduação ou 12 meses após a cerimônia formal de entrega do prêmio (o que for maior);
• Mestrado – até 24 meses após a cerimônia formal de entrega do prêmio;
• Doutorado – até 36 meses após a cerimônia formal de entrega do prêmio.

9.7 O professor orientador do trabalho premiado de qualquer categoria / tema, receberá a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno, como taxa de bancada, conforme termo de compromisso a ser assinado posteriormente por ambas as partes.

9.8 Todos os candidatos inscritos que tiverem seus trabalhos aceitos e não premiados, de acordo com esse regulamento, terão direito a um Certificado de Participação em formato digital, o qual estará disponível apenas na Internet, no mini-site do Prêmio, logo após a data de entrega da premiação por um prazo máximo e improrrogável de 60 (sessenta) dias, ficando acertado que, após tal data, os arquivos serão excluídos e não poderão ser mais recuperados.

9.9 A relação dos vencedores será publicada no Diário Oficial da União, no dia 31 de agosto de 2006.

9.10 Os indicados para cada tema e categoria, ou seus representantes legais (munidos de documentação que comprove o motivo da ausência do autor), deverão comparecer à cerimônia de premiação, na Cidade do Rio de Janeiro, munidos de documento de identidade original ou outro que comprove legalmente sua identificação, em data e local a serem definidos pela PETROBRAS.

(i) Os indicados para a premiação com residência no país, porém diferente da Cidade do Rio de Janeiro, receberão auxílio de transporte e hospedagem.
(ii) Os indicados declaram estar cientes de que não estão incluídos no prêmio os valores relativos a despesas extras, que não tenham sido expressamente previstas neste regulamento, tais como, mas sem se limitar a, alimentação, seja ela de qualquer tipo, bebidas, souvenires, telefonemas, lavanderia, frigobar, taxas, impostos e quaisquer outros gastos fora do apresentado como prêmio, despesas estas que, se incorridas, deverão ser custeadas integramente pelo indicado.
(iii) Os indicados ou seus representantes legais que não comparecerem à solenidade de entrega dos prêmios receberão a importância a eles destinada no prazo de até 60 (sessenta) dias após a referida solenidade.
(iv) Aos indicados ou aos seus representantes, a PETROBRAS poderá exigir a apresentação de declaração original da universidade / instituição, ou certificado de conclusão / diploma, comprovando a condição de aluno no ano de 2005 ou 2006.

10 – Limitações de Responsabilidade

10.1 A PETROBRAS não se responsabiliza por inscrições inconsistentes, atrasadas, incompletas, inválidas, inverídicas ou, de qualquer outra forma, em desacordo com este Regulamento Oficial. A PETROBRAS não se responsabiliza por qualquer informação incorreta ou imprecisa, sejam elas causadas por usuários da Web ou por qualquer equipamento ou programa associado ou utilizado na Premiação, erros técnicos ou erros humanos que podem vir a ocorrer durante o processo de inscrições na premiação, incluindo erros decorrentes da inabilidade do usuário em fazer ou completar sua inscrição. A PETROBRAS não se responsabiliza por qualquer erro, omissão, interrupção, defeito, atraso na operação ou transmissão, falhas ou problemas técnicos em qualquer rede ou linha telefônica, sistemas on-line, servidores, provedores, equipamentos, softwares, contas de e-mail, players ou browsers (navegadores), seja por conta de problemas técnicos, congestionamento de tráfego na Internet ou no website, ou por conta de qualquer um dos fatores acima mencionados ou outros que porventura venham a ocorrer. A PETROBRAS não é responsável por qualquer dano pessoal, moral, material ou de qualquer outra natureza que os participantes possam vir a sofrer, ou por qualquer outro tipo de dano relacionado ao computador, seja ele resultante ou não da participação ou do download de material relativo a esta Premiação. Se, por qualquer razão, não for possível realizar a Premiação da maneira apresentada, incluindo, mas não se limitando a, infecções por vírus de computador, problemas técnicos, interferência de terceiros, intervenção não autorizada, fraude ou qualquer outro tipo de problema relacionado a segurança, ética, integridade ou conduta apropriada a esta Premiação, a PETROBRAS reserva-se o direito, à sua própria discrição, de cancelar, terminar, modificar ou suspender esta Premiação e selecionar o Vencedor entre todas as Inscrições válidas recebidas até o momento do cancelamento.

11 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Os trabalhos que não cumprirem todas as exigências deste regulamento serão desclassificados.

11.2 Os autores dos trabalhos premiados concordam expressamente com a eventual publicação pela PETROBRAS, sem ônus para esta, do nome do autor, imagem e voz, e dos conteúdos dos trabalhos inscritos no todo, em parte ou em texto resumido pelo autor, em forma a ser definida, em qualquer época, por qualquer meio de comunicação (inclusive Internet) ou idioma, desde que citado o autor do trabalho.

(i) Os autores dos trabalhos vencedores concordam com a divulgação do resultado de forma apropriada a evento dessa natureza.
(ii) A propriedade intelectual dos trabalhos permanece pertencendo aos seus respectivos autores.

11.3 Os trabalhos entregues a PETROBRAS, premiados ou não, não serão devolvidos, bem como os meios magnéticos em que, dependendo da forma escolhida para inscrição / envio, foram armazenados.

11.4 Esta premiação é regida pelas leis da República Federativa do Brasil. Todas as leis federais, estaduais e municipais são aplicáveis. Ao inscrever-se, os Participantes: (a) isentam a PETROBRAS (entidade promotora), suas subsidiárias, afiliadas, diretores, funcionários e colaboradores, de qualquer responsabilidade ou obrigação decorrente de perdas ou danos de qualquer natureza a pessoas ou coisas, incluindo morte, perda/dano de propriedade, resultante, totalmente ou em parte, direta ou indiretamente, da aceitação, posse, abuso ou uso de qualquer Prêmio, durante a participação no evento, durante a preparação para participar ou durante o exercício de qualquer atividade relacionada à ao evento ou sua premiação.

11.5 O participante que descumprir este Regulamento e, quando aplicado, o Termo de Uso e demais políticas do Portal PETROBRAS, será desclassificado do concurso.

11.6 Excluem-se da participação no evento os funcionários e diretores ou gerentes estatutários tanto da empresa promotora do prêmio, quanto de suas empresas coligadas, controladas ou controladoras direta ou indiretamente, bem como das agências de propaganda e publicidade envolvidas, pessoas jurídicas e demais pessoas ligadas diretamente ao referido evento.

11.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Prêmio PETROBRAS.


Data: 10/05/2006