Já está na Internet o novo Portal da UFCG

A nova versão do Portal da UFCG já está disponível na internet. Quem desejar conhecer e obter informações sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, pode acessar www.ufcg.edu.br. Como o sistema foi implantado na última segunda-feira, 18, a página está  sendo atualizada diariamente. Sendo assim, gradativamente o usuário vai obter informações que incluem, dentre outros itens, a estrutura administrativa da Universidade, seu Regimento Interno, o Estatuto, o
Calendário Acadêmico de todos os campi, eventos, e informações sobre o Vestibular.

O portal aparece em seu computador nas cores oficiais da Universidade, que são o azul e o branco, incluindo um banner com exibição de várias fotografias dos diversos campi da Universidade. Todo o projeto está vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

O portal é composto atualmente de 10 sistemas: notícias, chamadas, sugestões, enquetes, mensagens, da SODS, lista telefônica, boletins de serviços, webCompras e webDiárias.

O Sistema de notícias permite a colocação de notícias online, com imagens (fotografias, gráficos, etc...). O sistema de chamadas, além de notícias temáticas da Instituição (documentos oficiais, editais, calendários, Vestibular e eventos), permite, também, a colocação de arquivos para Download (baixar arquivo).

Já o sistema de sugestões é aberto para qualquer usuário enviar críticas, mensagens, reclamações etc. O sistema de enquetes permite a elaboração de enquetes online sobre diversos assuntos, que serão colocados em votação.

Clicando no sistema de mensagens, o usuário vai encontrar dados históricos e estatísticos da Instituição, entre outros. O sistema da SODS dará acesso à composição e membros dos Conselhos, calendário, pauta e resultados das reuniões e as Resoluções aprovadas pelos Conselhos.

Quando acessar a lista telefônica, o usuário vai encontrar todos os telefones instalados nos campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. O Boletim de Serviços permite a publicação dos atos da administração, para o efetivo controle social da gestão pública.

Os sistemas de webCompras e webDiárias estão em processo de estruturação, mas basicamente trarão informações sobre questões relacionadas à compras e pagamento de diárias.

Todo o trabalho foi elaborado por uma equipe integrada pelos professores Janeide Albuquerque Cavalcanti, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, campus de Sousa, e Carlos Alan Peres da Silva, do Centro de Humanidades, campus de Campina Grande, pelo programador Hério Thiago César Sampaio de Oliveira, pelos webdesigners Alexandre Brasileiro Sobral e Tareb Edson de Souza Ramos, pelo analista de sistemas Adelgício Farias Belo Filho, pelo webmaster Oscar William Simões Costa, por Ricardo Trigueiro Moscoso, responsável pelas informações de pessoal, pelos estudantes Silvio
Henrique Araújo e Fred de Carvalho Silva, pelas estagiárias Josenice  Marques e Rennes Rodrigues, e pelos fotógrafos Marinilson Braga, Nicolau de Castro e Leonardo da Silva.

Legenda: Professora Janeide Albuquerque Cavalcanti, do CCJS

Data: 25/07/2005