UFCG sedia premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática

Aconteceu na tarde desta terça-feira,dia 03,  no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Premiação Regional (PB 02) da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com o objetivo de conceder as respectivas premiações conquistadas por alunos, professores, escolas e Secretarias de Educação.

A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e dos Ministérios da Educação e  da Ciência, Tecnologia e Inovação. A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Em 2014, cerca de 19 milhões de alunos espalhados por quase todos os municípios brasileiros (99,3%) participaram da OBMEP e nesta edição foram concedidas a alunos 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4500 medalhas de bronze, 42043 menções honrosas e 6501 bolsas de iniciação científica. Além disso, 1026 professores, 709 escolas e 52 secretarias de educação foram premiados em todo o Brasil.

Na Paraíba, tivemos, em 2014, três medalhas de ouro, nove medalhas de prata, 63 medalhas de bronze e 424 menções honrosas, além de 18 professores, 22 escolas e duas secretarias de educação premiadas.

Em nossa região, tivemos 11 professores premiados, sendo três com tablet, diploma e assinatura da Revista do Professor de Matemática (RPM) e os oito demais com diploma e assinatura da RPM. Das 18 escolas premiadas, cinco receberam troféus, uma escola recebeu kit de material esportivo e as demais 12 foram agraciadas com kits de material didático. Foram 47 alunos premiados com medalhas de bronze e bolsas de Iniciação Científica (modalidade PIBIC-Jr) do CNPq, sendo 21 alunos do Nível 1, 15 alunos do Nível 2 e 11 alunos do Nível 3, 7 alunos premiados com medalhas de prata e bolsas de Iniciação Científica (modalidade PIBIC-Jr) do CNPq, sendo 4 alunos do Nível 1, 1 aluno do Nível 2 e 2 alunos do Nível 3, 2 alunos premiados com medalhas de ouro e bolsas de Iniciação Científica (modalidade PIBIC-Jr) do CNPq, sendo 1 aluno do Nível 1 e 1 aluno do Nível 3.

(Carlos Leão- Ascom/CCT/UFCG)

Data: 03/11/2015