Evento na UFCG discutirá Educação Linguística e Literária

IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura acontece de 04 a 06 de novembro no campus sede

O Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE) e a Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizam nesta semana, de 04 a 06 de novembro, o IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (SELIMEL), tendo como tema a Educação Linguística e Literária: discursos, políticas e práticas.

O IX SELIMEL congregará pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação da grande área de Letras e Linguística, atuantes nas áreas de Língua Materna, Língua Estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão, etc.), Literatura, Linguística Aplicada, Estudos do Discurso e de Tradução, e também da área de Educação.

O evento conta com 874 inscritos, incluindo professores do ensino fundamental e médio, dos quais 480 apresentarão trabalhos nas diversas modalidades contempladas: conferências, mesas-redondas, palestras, grupos de trabalho, minicursos e exposição de pôsteres.

Ao longo da programação haverá lançamentos de livros e apresentações culturais, ealizadas pela Companhia de Projeções Folclóricas Raízes e pelo Grupo de Teatro Heureca.

A conferência de abertura, a ser proferida pela professora da UFCG, Maria Auxiliadora Bezerra, acontecerá no dia 04 de novembro, às 09h30,  versando sobre o tema  Proposta de Base Nacional Comum Curricular (componentes Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras) e sua relação com as licenciaturas em Letras: algumas considerações

A segunda conferência acontecerá no dia 05 de novembro, às 19h30, e será proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Paulo da Moita Lopes, que desenvolverá o tema Ideologias linguísticas para a modernidade recente: desafios para o ensino de línguas no século XXI

A conferência de encerramento, no dia 06 de novembro, às 19h30, ficará a cargo da professora Roxane Helena Rodrigues Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), que apresentará o tema Novos multiletramentos e ensino de língua/literatura

Todas as conferências acontecerão no Auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega. O IX SELIMEL tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG), e dos Grupos de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Letras/UFCG.

Contatos: 2101-5747, 2101-1225 e 2101-1221 www.selimel.com.br

(Ascom do evento)