Alunos e professores realizam ato em defesa do PIBID pelas ruas de Cuité

Estudantes e docentes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFCG no Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité, realizaram nesta quinta-feira, dia 15, uma mobilização pelas principais ruas do centro de Cuité em defesa do programa e de sua manutenção como projeto decisivo para a formação inicial dos professores e melhoria do ensino público em todo o país. A manifestação também é parte das comemorações alusivas ao Dia do Professor.

O ato também contou com presença de professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas de Cuité e cidades circunvizinhas. A concentração foi na Praça Cláudio Gervásio Furtado, com apresentações culturais e discursos defendendo a importância que o Pibid tem na formação do professor na universidade e na promoção da escola pública de qualidade na região.

Para o estudante Tarcísio Tôrres, do curso de Licenciatura em Física do CES, a manutenção do Pibid favorece um maior contato do licenciando com seu futuro ambiente de trabalho, uma vez que isso pode acontecer mais cedo em relação ao estágio supervisionado. Ele observa que, segundo coordenadores de estágio, os alunos que passaram pelo programa tiveram uma melhor desenvoltura nos estágios.

Tarcísio também destaca que a vivência do licenciando na escola tem dado várias contribuições para o melhor desempenho do ensino nas escolas públicas da região. “Nestas escolas atendidas pelo Pibid, temos contribuído, juntamente com os professores, em atividades práticas desde experimentos, temas do cotidiano como educação do trânsito, drogas, etc. Temos levado os alunos além da sala de aula.

Promovemos maior participação dos alunos de forma que eles mesmos pesquisam, montam trabalhos e os apresentam até mesmo, em outras instituições”, ressaltou.

(Ascom/CES - 16.10.2015)

Data: 16/10/2015