ARTIGO - Músicas pelas ondas do rádio (I)

Benedito Antonio Luciano*

No início do decênio de 1970, costumava reunir alguns amigos na minha casa para ouvirmos músicas pelo rádio. Geralmente, isso ocorria no horário da noite e as rádios sintonizadas eram BBC (Londres) e Mundial AM 860 (Rio de Janeiro).

Na BBC escutávamos o programa “Iê, iê, iê na BBC”, apresentado pelo brasileiro Miguel Carlos. Na Mundial ouvíamos os programas “Ritmos de boate” e “Cavern Club”, apresentados pelo irreverente DJ Big Boy (codinome de Newton Alvarenga Duarte).

Foi no programa “Iê, iê, iê na BBC” que ouvi um reggae pela primeira vez, salvo engano, o nome da música era “Vietnam”, na voz do cantor jamaicano Jimmy Cliff (nome artístico de James Chambers).

Nos dias atuais, via internet, é possível não apenas ouvir músicas em diversas rádios (AM e FM), assim como assistir vídeos por meio de aplicativos computacionais em qualquer lugar, bastando ter às mãos um aparelho de comunicação móvel. Tudo graças às ondas eletromagnéticas.

Antes, ouvíamos a música pelo rádio e, quando gostávamos, procurávamos adquirir o disco no qual a música foi gravada. Lá, no início do decênio de 1970, os discos eram de vinil (“Long Play” ou compactos). As músicas tocadas nas rádios eram transmitidas a partir da execução mecânica desses discos nos estúdios e os sistemas eram analógicos.

Atualmente, os sistemas de reprodução das músicas são digitais, o que torna a qualidade da reprodução praticamente imune às interferências mecânicas e eletromagnéticas. Não havendo mais o contato mecânico da agulha com os sulcos dos discos de vinil, não se ouve mais o eventual chiado dos discos arranhados. A leitura é óptica, sem contato com a mídia gravada magneticamente. As antigas válvulas foram substituídas por dispositivos a semicondutores e os aparelhos de recepção e reprodução sonora se tornaram mais eficientes e versáteis.

Assim é que, aos sábados, às tarde, costumo ligar o computador e, enquanto elaboro a minha contribuição semanal para o informativo Suas Notícias, escuto, no mesmo computador, um programa musical intitulado “Memories”, na rádio Campina Grande FM. Nesse programa são apresentadas músicas internacionais e nacionais que ficaram na memória dos apreciadores da boa música popular.

E como é bom ouvir, pelo rádio, músicas bem selecionadas. Sei, entretanto, que o critério é relativo. O que é música boa para alguns pode não ser para outros. Há, inclusive, quem não tenha desenvolvido o hábito de ouvir música pelo rádio. Tudo bem, cada um faz as suas escolhas. Eu continuo gostando de ouvir música pelo rádio.

Dia desses, comecei a elaborar uma lista das músicas que ouvia na BBC, na Mundial, na Rádio Borborema de Campina Grande, no programa “Jovem Brasa”, apresentado pelo saudoso radialista Paulo Rogério e no programa “Memories”, atualmente apresentado pelo radialista Toninho Lima, na rádio Campina Grande FM.

Por ser longa, vou apresentar uma amostra dessa lista, destacando apenas algumas músicas que fizeram sucesso em 1970, 1971 e 1972:

Antonio Carlos e Jocafi – Você abusou;

Tony Orlando and Dawn – Candida;

Tony Ronald – Help me get some help;

Tony Tornado – BR-3;

Toquinho & Vinicius – Regra três/ Tarde em Itapuã.

A escolha dos anos de 1970, 1971 e 1972 corresponde ao período no qual fui aluno do curso científico (segundo grau) no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande – PB.

* Benedito Antonio Luciano é professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição

Data: 09/10/2015