UFCG ativa núcleo de formação e produção familiar em avicultura

Ação do Fórum Territorial da Borborema será sediada em Lagoa de Roça

O Núcleo Multiterritorial de Extensão do Agreste Paraíba (Nextap), coordenado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mediou as ações que resultaram na ativação de unidade de produção da agricultura familiar na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça.  A última das quatro reuniões entre a prefeitura municipal e Associação dos Produtores de Avicultura Alternativa do Agreste da Borborema (Apab), que culminou com a assinatura do termo de seção do espaço físico pelo poder público,  aconteceu nessa quarta-feira, dia 6, naquele município do Brejo paraibano.

A unidade produtiva, uma ação do Fórum Territorial da Borborema (Ministério do Desenvolvimento Agrário) assessorada pelo Nextap/UFCG na articulação e gestão social, fortalecerá a produção de forragem e contará com um centro de formação para qualificação dos produtores, agregando valores aos produtos.

O coordenador do Nextap, Márcio Caniello, ao comentar sobre a mediação exitosa, afirmou que a unidade funcionará como entreposto da produção de ovos da região que, ao receberem selo de inspeção, serão comercializados para a merenda escolar e, podendo conquistar, os supermercados.

Caniello ressaltou que o núcleo continuará assessorando, também com ações pedagógicas, a unidade para o fortalecimento da agricultura no Território da Borborema e a promoção de novos espaços de comercialização da produção. "Essas iniciativas geram, a cima de tudo, capital social", afirmou.

O Nextap vem atuando em outras oito mediações, dos 22 projetos promovidos no Território da Borborema.

(Ascom/UFCG - 08.10.2015)

Data: 08/10/2015