Programa apoia projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Alemanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 30, o novo edital dos programas de cooperação internacional com a Alemanha, Capes – Probral I-II . A iniciativa visa apoiar projetos conjuntos de pesquisa em qualquer área do conhecimento e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

As inscrições devem ser feitas pelo coordenador da equipe até o dia 7 de dezembro. Cada proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração de até dois anos do projeto, podendo ser renovado por até mais dois anos. O projeto deve ter caráter institucional e ser coordenado por docente brasileiro. O cronograma previsto conta com o início das atividades programadas para o mês de abril de 2016. O programa selecionará até dez projetos conjuntos de pesquisa.

Probral

O programa Probral é resultado da parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Atualmente ele se divide em duas modalidades: Probral I e Probal II. O primeiro prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

No Probral II, os grupos de pesquisa são incentivados a formar os doutorandos em conjunto, conduzindo-os ao duplo-doutorado. Para tanto, é preciso comprovar que o regimento da universidade permite o duplo-diploma de doutorado e que existe um convênio entre as instituições prevendo a dupla titulação.

Acesse o edital.

(Capes)