Curso de Inglês nos EUA recebe inscrição de professor até 13 de outubro

Professores de língua inglesa que atuam nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia podem participar de chamada pública para programa de capacitação nos Estados Unidos. As inscrições estão abertas até 13 de outubro próximo. A chamada é realizada em parceria entre Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa Setec–Capes–Nova atenderá a até 152 professores, que serão selecionados em duas etapas. A realização dos cursos está prevista para os períodos de janeiro a março e de julho a agosto de 2016. A capacitação terá duração de até oito semanas, em instituições consorciadas com o Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos. Os professores brasileiros vão fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer práticas pedagógicas e compartilhar experiências sobre o ensino de inglês.

A capacitação também vai estimular o uso de recursos on-line e de outras ferramentas tecnológicas na formação continuada de professores e o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula, além de estimular parcerias para futuros intercâmbios.

Como contrapartida pela participação no programa, os candidatos selecionados desenvolverão plano de trabalho, por período mínimo de um ano, nas ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação. Essa atividade será realizada na instituição de origem do professor ou em outras escolas públicas.

Requisitos — O candidato deve ser professor de inglês em efetivo exercício em unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; ter nacionalidade brasileira; obter nota mínima no exame Toefl [test of english as a foreign language], de proficiência em língua inglesa; e não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

Mais informações na Chamada Pública da Setec nº 1, de 22 de setembro de 2015, que teve o extrato de edital  publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 23. As inscrições devem ser feitas na página dos editais Sicapes na internet.

(MEC)

Data: 29/09/2015