Artigo - CDSA completa seis anos de atividades no Cariri paraibano

José Irivaldo Alves Oliveira Silva*

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, completou seis anos do início das atividades acadêmicas no cariri paraibano neste dia 28 de setembro.

Nesse período foram muitas lutas e conquistas, conseguimos reconhecer todos os nossos cursos com nota 4 na maioria absoluta dos mesmos, o que demonstra a qualidade de nossas propostas. Conseguimos entregar três centrais de laboratórios, duas residências universitárias, ambiente de professores, climatização das dependências do campus, paisagismo, novos veículos, e estamos finalizando o Restaurante Universitário e a rede lógica, só para citar algumas importantes conquistas no que se refere à infra-estrutura.

Ademais, conseguimos também equipar a maioria dos laboratórios e outros estão em processo. Foram realizados diversos eventos acadêmicos e culturais que mexeram com a vida cotidiana do cariri, além de três cursos de especialização finalizados e um em andamento. São mais de 30 projetos de pesquisa em execução, tantos outros já finalizados; mais de 10 projetos de extensão em execução e tantos outros também finalizados; cerca de 300 bolsistas; PIBID, PET, PIBIC, PROBEX, REUNI, entre outros programas e projetos; foram mais de 10 livros publicados; alunos enviados para estudar em outros países; parcerias com diversas entidades públicas e privadas.

Acreditamos que o CDSA tem feito a diferença, tem promovido a inclusão e tem buscado aperfeiçoar sua atuação, por isso, a vida do caririzeiro já não é mais a mesma, a universidade tem provocado impactos, trazendo a diferença na vida da sociedade, principalmente com a formação de mais de 150 pessoas, em nível de graduação e pós-graduação. Assim constatamos dia a dia que trabalhar no semiárido não é fácil, mas é instigante, prazeroso, desafiador e nos leva a refletir sobre nosso papel de universidade na sociedade. Pensamos no futuro do CDSA, projetado, planejando, empreendendo, buscando novos horizontes para o CDSA, pois é necessário avançar. Por fim, agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, tem ajudado a concretizar esse sonho, que tenhamos saúde e força para continuar lutando por uma educação de qualidade e engajada com as necessidade da sociedade e sonhando juntos, mesmo em tempos de crise.

*José Irivaldo Alves Oliveira Silva é vice-diretor do CDSA

Data: 29/09/2015