topo_cabecalho
ARTIGO - Design e outras áreas de atuação cultural convergem para Campina Grande

Wagner Braga Batista

No próximo dia 23 de setembro, Campina Grande sediará  Fórum Estadual Presencial organizado pelo Ministério da Cultura.

Estes eventos estão sendo empreendidos em 27 estados e no Distrito Federal. Paralelamente, realizar-se-á  reunião nacional de secretários de cultura de todas as unidades federativas para debater diretrizes para programas e ações conjuntas.

Por intermédio do Ministério da Cultura-MINC  algumas iniciativas convergentes estão sendo realizadas em escala nacional e regional. Com maior amplitude, o Circuito Cultura Viva, projeto desenvolvido pela Secretaria da Cidadania do MINC irradia-se por outros quatro países latinos americanos.

Potencialidades da cultura têm sido absorvidas para favorecer a integração continental, contribuir com ações educacionais e solidárias, a exemplo da conscientização sobre o uso de drogas. Nesta conjuntura controversa, na qual o Supremo Tribunal  Federal- STF debate a descriminalização do porte de drogas por usuários e, simultaneamente, autoriza a condenação de militar por porte de duas gramas de maconha, estas inciativas são auspiciosas.

A capacitação de Pontos de Cultura como agentes de esclarecimento e de discussão sobre efeitos de drogas licitas e  ilícitas, é deveras profícua. Lança luzes sobre este tema polêmico. Estas esferas de atividade atraentes a jovens e grupos sociais discriminados são potenciais núcleos de irradiação de ações culturais e têm favorecido a socialização em áreas periféricas e entre populações vulneráveis..

Politicas culturais que se pretendam democráticas, abrangentes e socializados deem ser acessíveis e ousadas. Devem superar as discussões paroquiais e corporativas de cada setor oferecendo espaço e representatividade para todos segmentos organizados da sociedade civil. Este é o objetivo da democracia participativa, que não deve ser confundida com desmandos e expedientes marcantes na gestão de Marta Suplicy.

A Paraíba será a única unidade da Federação no qual o Forum Estadual Presencial será realizado fora das capitais. O evento terá lugar no restaurado Cine Teatro São José,  na Rua Lino Gomes da Silva, no Bairro São José. Terá início às 9h e encerramento previsto para as 18 h.

Integrantes de 18 setores, alcançados pelas politicas públicas do MINC, estão sendo chamados a participar ativamente da escolha de colegiados setoriais que sejam representativos e estejam à altura de suas demandas.

Como assinalamos em artigo anterior, as universidades paraibanas, graças à sua proficiência, seu descortino e sua diversidade têm muito a oferecer a várias esferas de atuação cultural. Não é ocioso discriminar estes profícuos espaços de atuação, permeáveis à colaboração de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. A saber, Artes Visuais,  Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Livro e Leitura, Arte Digital,  Audiovisual,  Arquitetura e Urbanismo,  Design, Artesanato e Moda, bem como de áreas de patrimônio cultural: Culturas Afro-brasileiras, Culturas dos Povos Indígenas, Culturas Populares, Arquivos, Museus, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial.

O esvaziamento de instituições de ensino superior, provocado por greve nacional, que já se estende há três meses, deve suscitar formas alternativas de divulgação e de mobilização, por redes sociais e boca a boca, que assegurem a afluência de interessados em conhecer e participar deste processo de formulação de políticas culturais.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Ministério da Cultura: http://cultura.gov.br/votacultura/

* Wagner Braga Batista é professor aposentado da UFCG

 

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição


Data: 16/09/2015