Curso de Enfermagem da UFCG firma parcerias para ampliar número de professores doutores

Cinco docentes do curso já participam do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem da UFMG/UFCG

O curso em Enfermagem do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, vem assumindo o compromisso de ampliar o seu número de professores doutores e pesquisadores. Nesta semana, professores estiveram reunidos no campus para discutir sobre o projeto de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (DINTER UFCG/UFMG), no qual cinco docentes da Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENFE) do CES estão participando.

O encontro contou com a presença dos professores Francisco Carlos Félix Lana, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG,  Saulo Rios Mariz, coordenador do DINTER UFMG/UFCG, Ramilton Marinho, diretor do CES, José Justino Filho, do vice-diretor do CES, Waleska Brito, coordenadora da UAENFE/CES, Heloisy Alves de Medeiros, coordenadora do curso de Bacharelado em Enfermagem do CES, além das professoras Luana Oliveira, Jocelly Ferreira e Danielle Tavares.

Na ocasião, também foi pontuada a importância da participação e apoio financeiro dos gestores do CES/UFCG para a Pós-Graduação, vislumbrando o desenvolvimento da região com novos docentes pesquisadores.

Segundo Heloisy Medeiros, o doutoramento dos professores do curso já está em andamento. A pretensão é fortalecer o compromisso da instituição receptora (UFCG) com o programa aprovado pela CAPES e oferecido pela UFMG para os docentes da instituição. O curso de Bacharelado em Enfermagem do CES conta hoje com quatro professores doutores e 15 em processo de doutoramento.

Ainda de acordo com a professora, o objetivo maior desta parceria é o de fortalecer a pesquisa na área, colaborando com o desenvolvimento da região com pesquisas inovadoras - inclusive com grupos de pesquisa nucleados da UFMG -, incentivar a pesquisa por parte dos alunos do curso, além de contribuir na capacitação dos profissionais com a criação de cursos de pós-graduação na instituição.

“A qualificação dos professores do curso de Enfermagem do CES nos permite vislumbrar uma melhor avaliação por órgãos do Ministério da Educação, além de contribuir para maior visibilidade das pesquisas cientificas realizadas na região, e contribuir para a formação de futuros pesquisadores”, destacou Medeiros.

(Ascom/CES – 31.08.2015)

Data: 31/08/2015