Palestra discute situação das águas subterrâneas na Paraíba

O projeto Bramar realizou, no último dia 26 de agosto, a palestra intitulada Águas Subterrâneas no Estado da Paraíba, para técnicos e diretoria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), que ocorreu na sede do órgão em João Pessoa (PB). O objetivo do evento foi fortalecer a parceria do projeto com o órgão gestor das águas estaduais, bem como apresentar as pesquisas realizadas pelo projeto no que diz respeito às águas subterrâneas no contexto paraibano.

O Projeto Bramar é uma cooperação binacional entre o Brasil e a Alemanha, que investiga o reuso de água e a recarga gerenciada de aquíferos como parte da gestão integrada dos recursos hídricos no Nordeste brasileiro. É executado por uma rede de instituições brasileiras e alemãs.

No evento, participaram como palestrantes o professor Janiro Rêgo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e o professor Cristiano Almeida, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As apresentações trouxeram para o público as potencialidades, os volumes disponíveis e o estado da qualidade das águas subterrâneas na Paraíba. As pesquisas realizadas propiciam aos gestores informações para uma gestão eficiente das águas subterrâneas e superficiais.

Gestão das águas para escassez hídrica na Paraíba

A região Nordeste, em termos de estrutura geológica, possui 70% de sua formação cristalina, sendo que no caso da Paraíba esse percentual chega a 90%. Assim, as reservas sedimentares paraibanas, onde as águas subterrâneas são mais abundantes, representam um percentual menor.

“O aspecto mais importante da discussão sobre os recursos hídricos é a gestão. Tem que haver investimentos, pois eles são necessários para o conhecimento e administração das águas. Se houver um sistema de gerenciamento eficaz, com monitoramento e técnicos dedicados, aliado à investigação e pesquisa, o problema da escassez pode ser minimizado”, afirma o professor Janiro Rêgo.

“A Aesa é parceira do projeto Bramar, e nós queremos fazer gestão. Alguns aspectos da gestão, no nosso estado, ainda dependem de estudos, ora realizados pelos nossos técnicos, ora realizados pela academia. Essa parceria pode possibilitar uma visão mais clara e objetiva da nossa realidade. Precisamos conhecer a fundo a situação dos recursos hídricos da Paraíba para proporcionar a melhor gestão”, destacou João Fernandes, presidente da Aesa.

Para mais informações: www.bramar.net.

(Ascom Insa)

Data: 28/08/2015