Professor: Conheça 4 ferramentas online para seus alunos compartilharem seus estudos

Com estímulo do docente e acesso às plataformas online, os alunos podem partilhar conhecimento com um alcance maior.

Cada vez mais os professores se preocupam em promover o ensino colaborativo, aplicando propostas de trabalho em grupo e apresentações orais dos próprios estudantes sobre conteúdos programáticos para a classe. Porém, com a internet, a cooperação entre os alunos pode tomar escalas ainda maiores, isto é, jovens de outro estado do Brasil, por exemplo, podem compartilhar experiências, conhecimentos e dúvidas com a sua turma.

1 – Edublogs

Se você teme que seus alunos usem as plataformas de blog para outras coisas que não fins educativos, esta ferramenta pode pôr fim a sua apreensão. Criada com o intuito exclusivo de tratar de temas relativos ao ensino e aprendizado, este pode ser um meio interessante para que os próprios alunos compartilhem os debates e agenda da turma, já que existem recursos diversos, como calendários e painéis de discussão. Além disso, você pode incentivá-los a entregar suas produções textuais nessa plataforma, permitindo que eles tenham acesso mais rápido dos feedbacks, assim como possam tirar suas eventuais dúvidas.

2 – Quora

Este site pode ser uma boa opção para formular provas, uma vez que se trata de uma plataforma de perguntas e respostas. Nela, não apenas você poderá propor testes no computador durante a sua aula, como também poderá estimular a curiosidade dos estudantes propondo que eles postem suas dúvidas na internet e obtenham as respostas de outras pessoas. Eles ainda têm a possibilidade de fazer uma curadoria das perguntas e respostas que o agradarem mais.

3 – Exposure.co

Por que não propor aos alunos que façam os registros fotográficos dos passeios escolares e atividades práticas realizadas na sala de aula? Este pode ser um meio diferente de incentivar outros modos de expressão e comunicação no cotidiano da turma.

4 – Venngage

Muitos estudantes compreendem melhor os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio de representações visuais. Por isso, infográficos podem ser bastante proveitosos na elaboração dos estudos dos jovens para a prova. Venngage é uma ferramenta fácil de usar, que disponibiliza modelos, ícones, imagens, gráficos e outros tantos recursos para que mesmo aqueles que não tenham muita noção de design possam construir seus próprios infográficos.

(Universia)

Data: 13/08/2015