Alunos da UFCG conseguem 2º lugar em competição internacional

A colocação classifica a equipe para o Mundial em Houston/EUA

Alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conseguiram o 2º lugar geral na etapa do PETROBOWL AMÉRICA LATINA 2015, realizado sábado, dia 27, no Rio de Janeiro.

A competição internacional reuniu 19 equipes de Engenharia de Petróleo de universidades da América Latina e do Caribe, em jogos de perguntas e respostas em inglês sobre a área. Nessa competição, a equipe da UFCG perdeu apenas na final para a equipe da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), garantindo vaga para a etapa mundial que acontecerá em setembro, em Houston, nos Estados Unidos.

A equipe da UFCG, única representante das regiões Norte e Nordeste na competição, é composta por alunos do último período do curso - Ana Paula Dantas, Kildare Gurjão, Larissa Aguiar e Leonardo Severiano - e coordenada pela professora Luciana Amorim.

Para a coordenadora da equipe e Sponsor do capítulo da SPE (Society of Petroleum Engineers), a própria participação no evento é uma coisa inédita. "É um marco, um desafio gigante", disse entusiasmada, registrando que os alunos estudaram muito, foram dedicados e compromissados. "Agora, estamos levando o nome da UFCG e do Brasil para um mundial no ramo do petróleo", ressaltou.

O capitão da equipe, Kildare Gurjão, que havia participado da competição em outra edição pela equipe dos EUA, quando estudante no programa Ciências Sem Fronteiras, disse que essa experiência foi diferenciada e destacou o empenho de toda a equipe para que obtivessem êxito. "Eu já tinha uma ideia de como seria a competição, o que ajudou apenas no início da caminhada. Agora, vamos com tudo para o mundial", afirmou.

Os alunos têm pouco mais de três meses para intensificar os estudos para o mundial, que acontece no dia 28 de setembro no maior congresso mundial sobre petróleo. Serão 36 equipes de todos os continentes. A equipe está em busca de parcerias para custear a participação nos Estados Unidos.

(Klauber Canuto - estagiário Ascom/UFCG - 29.06.2015)

Data: 29/06/2015