UFCG desenvolve programa com informações sobre os cursos da instituição

Programa envolveu alunos dos cursos de Ciências da Computação, Arte e Mídia e de Design

Já está em pleno funcionamento no site da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o programa PRE Fluxogramas [UFCG], uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino (PRE) para tentar concentrar os fluxogramas de todos os cursos, diurnos e noturnos, em um só espaço virtual. A ideia é  orientar futuros alunos na escolha do curso através da grade curricular, como também alunos que já cursam a graduação para realização de consultas.

O programa foi realizado através de uma parceria da PRE com o curso de Ciência da Computação. Os dados foram organizados em uma plataforma desenvolvida por alunos do Programa FRH-Analytics (parceria entre UFCG e HP) que estão entre o 4º e 8º período do curso e dedicam 20h semanais para o programa no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) da instituição. O desenvolvimento ainda contou com a participação de alunos dos cursos de Arte e Mídia e de Design da UFCG.

Segundo o professor Leandro Balby, o programa surgiu de um mini-projeto que apresentava o fluxograma do curso de Ciência da Computação. “Apresentamos  ao pró-reitor de Ensino, Luciano Barosi, e o mesmo solicitou de imediato a expansão, englobando todos os cursos”, explica.

O professor afirma ainda que esta foi apenas a primeira versão do projeto e que outras novidades serão incorporadas, a exemplo da indicação das disciplinas dentro do fluxograma que mais aprova ou reprova.

Estão disponíveis no programa apenas as disciplinas obrigatórias. As optativas, que mudam de período para período,não são previstas no fluxograma.

Para acessar o PRE Fluxograma [UFCG], acesse: http://analytics.lsd.ufcg.edu.br/prefluxogramas/#/

(Klauber Canuto - estagiário Ascom/UFCG - 22.06.2015)

Data: 22/06/2015