Mais de 2 mil alunos participam da XIX Olimpíada Campinense de Matemática da UFCG

A Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística - UAME, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da UFCG, do campus localizado na cidade de Campina Grande - PB, realiza neste sábado, 13, das 14h às 18h, a XIX Olimpíada Campinense de Matemática “Professor José Vieira Alves”, com a participação de quase 2.500 alunos, vindos das escolas públicas e privadas de Campina Grande e região circunvizinha, além de João Pessoa, Patos e São Mamede.

As provas serão realizadas nos campi da UFCG das cidades de Campina Grande e Patos, e serão divididas em 3 níveis: Nível 1 para alunos da 5ª e 6ª séries, Nível 2 para alunos da 7ª e 8ª séries de ensino Fundamental e Nível 3 para alunos do Ensino Médio.

Veja o que diz o Coordenador, professor Arimatéia, sobre a importância da XIX Olimpíada Campinense de Matemática

“Com a participação na Olimpíada o aluno aumenta a sua capacidade de raciocínio, adquiri mais maturidade para resolver problemas matemáticos, aumenta a sua capacidade de abstração, desenvolve a sua criatividade e acelera a formação de sua estrutura cognitiva. Vários alunos que já participaram das Olimpíadas tiveram boa classificação no vestibulares da UFCG, UFPB, UEPB e até do ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

A participação e o sucesso do aluno nas Olimpíadas são importantes não somente para ele, mas também para a sua Escola. O aluno classificado na Olimpíada Campinense certamente está divulgando o nome da sua Escola, dos dirigentes e professores dessas Escolas, além do trabalho e envolvimento que a Escola possui com o ensino, uma vez que os resultados na Olimpíada Campinense de Matemática têm sido amplamente divulgados através dos meios de comunicação da cidade e do estado.

Vale lembrar que no ano de 2005, a Paraíba teve seu nome destacado em nível internacional, quando o ex-aluno da UFCG e ex-participante da Olimpíada Campinense de Matemática, Diogo Diniz conquistou uma medalha de prata na olimpíada Internacional de Matemática para estudantes universitários”.

Histórico

A Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e pelo CCT – Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, além da Sociedade Brasileira de Matemática. A OCM é executada desde 1983, pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística.

No início a OCM era realizada apenas para alunos do ensino médio. A partir de 1993 foi criada a OCM Júnior para estudantes da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, passando a competição para os alunos do ensino médio a ser chamada de OCM Sênior.

Em 1998, a OCM passou a ser realizada em três níveis: Nível 1 para alunos da 5ª e 6ª séries,  nível 2 para alunos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, e  nível 3 para estudantes do ensino médio.

Nos últimos anos (1987, 1991, 1993 a 1998) alunos de Campina Grande obtiveram bons resultados como participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíadas Internacionais de Matemática (Olimpíada de Maio, Olimpíada do Cone Sul, Olimpíada Ibero-Americana e Mundial).

Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.dme.ufcg.edu.br/olimpiada ou ainda pelo telefone (83) 3310.1161, com o coordenador da Olimpíada, professor José de Arimatéia Fernandes.

Data: 12/05/2006