Professor: conheça 3 sites para criar mapas

Veja como você pode deixar suas aulas mais claras utilizando essas ferramentas

Em certas disciplinas da área de humanidades, principalmente geografia, o uso de mapas é constante. No entanto, os alunos tendem a não gostar desse tipo de linguagem -  alguns terem dificuldades de entender os conceitos por trás da representação. Como são importantes expressões do conteúdo, os professores precisam encontrar estratégias para envolver os estudantes e fazer com que rendam mais.

Se você é professor e já passou por essa dificuldade, por que não investir em novas plataformas de ensino? Alguns sites possibilitam a produção de mapas próprios, aumentando a interação com os alunos e criando uma ferramenta funcional e, principalmente, didática. Confira 3 deles:

1- ZeeMaps

Esse site permite que você crie mapas e os publique na internet. A maior vantagem é que desfrutam das características multimídia, sendo que o usuário pode adicionar vídeos, imagens, gráficos etc. Assim, pode ser uma solução com a qual os estudantes conseguem lidar e aprender mais sobre os assuntos ministrados em aula.

2- Click2Map

Além de poder construir o mapa próprio e disponibiliza-lo na rede, seus alunos podem baixar o aplicativo do Click2Map e entrarem em contato com a ferramenta onde estiverem. Se quiser estudar no transporte, por exemplo, podem fazê-lo pela facilidade de comportar todos os materiais criados no celular ou tablet.

Você pode adicionar pontos de interesse, para demarcar as características de cada uma das regiões ou pontos turísticos de determinado local, por exemplo. Assim, você precisa ser criativo para criar mapas funcionais para sua turma.

3- Scribble Maps

O último site permite que você crie mapas nos quais pode adicionar fotos, deixando os conceitos abordados em aula mais claros. Se você der abordar o tema relevo em um dos dias, por exemplo, pode pontuar no mapa o local onde cada um deles existe e inserir fotos para ilustrar as características descritas. Também pode ser compartilhado com a sala, além de poder ser constantemente editado.

(Universia)

Data: 19/06/2015