topo_cabecalho
5 dicas para lidar bem com processos seletivos

Veja como aproveitar melhor esse fase sem estresse

 

Participar de processos seletivos para vagas de emprego costuma estressar muitos candidatos interessados em conseguir trabalhar em uma boa empresa. No entanto, é muito importante que eles saibam como agir durante esse período, para que se mantenha calmo e tenha um bom resultado.

 

Os candidatos enfrentam muitas respostas negativas ao longo do caminho e precisam aprender a lidar com elas para que consigam boas oportunidades no futuro. Muitas vezes o indivíduo é um bom profissional, mas não se encaixa exatamente no perfil da empresa ou das funções. Assim, aprenda como lidar com processos seletivos longos seguindo essas dicas:

  

1 - Não leve situações para o lado pessoal
Por mais que você tenha passado por muitos processos e não tenha sido aprovado em nenhum, não se desespere. Não necessariamente você é um profissional ruim e tem algum problema que o afasta das oportunidades. Talvez a vaga tenha sido preenchida por alguém que já era da empresa, o gestor tenha mudado o perfil de candidatos, entre outras possibilidades.

 

2 - Aproveite os feedbacks negativos
Algumas empresas têm um contato mais próximo com os candidatos, informando os motivos por não terem sido convocados. Se você passar por uma situação dessas, aproveite! Os feedbacks são as melhores formas para você entender quais pontos precisa melhorar e, consequentemente, ter mais chances em novos processos.

 

3 - Converse com os outros
Você não precisa enfrentar todo o processo seletivo sem que ninguém saiba a respeito, porque isso pode ser prejudicial para você. Muitas vezes a demora por respostas poderá te deixar desanimado e, nesses momentos, é muito importante que tenha alguém para conversar. Além disso, você pode pedir para que essa pessoa leia algum material que você precise enviar para a empresa ou até dê ideias de como deixar seu currículo mais interessante.

 

4 - Controle as decepções
A cada processo seletivo que você for rejeitado, com certeza aprenderá algo produtivo que será útil para estar melhor preparado para outras experiências. Então, tenha em mente que você está em uma fase de aprendizagem e dificilmente conseguirá conquistar a primeira vaga para qual se candidatar.

 

5 - Persista
Continue enviando currículos e comparecendo às entrevistas para que for chamado. Mesmo que o processo seja demorado, você terá resultados positivos no momento oportuno.

 

(Universia)


Data: 17/06/2015