topo_cabecalho
36 coordenadores são empossados na UFCG

Um total de 36 coordenadores - 12 administrativos, 12 dos cursos de graduação e 12 dos cursos de pós-graduação - da UFCG, do campus da cidade de Campina Grande - PB, tomou posse em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 5, que teve a participação do Reitor da Universidade, professor Thompson Fernandes Mariz, de Pró-reitores e assessores da Reitoria, Diretores de Centros, professores, funcionários e estudantes. Os coordenadores estão distribuídos nos Centros de Ciência e Tecnologia - CCT, de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, e de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN.  A única Unidade Acadêmica que não teve posse de coordenadores foi a de Ciências da Computação, que deverá escolher seus representantes através de eleição dentro de alguns dias.

O Coral Coro Em Canto, da Unidade de Arte e Mídia do Centro de Humanidades - CH, da UFCG, fez uma bonita apresentação sob a regência do maestro Lemuel Guerra, professor da Universidade, atualmente dirigindo o CH. Eles cantaram três músicas, sendo duas em latim: o movimento Credo, da Misa Tango, do compositor argentino, ainda vivo, Martin Palmere, e Haleluja, de Ralph Manoel, um norte-americano, também vivo, e a terceira música, Bullerengue, cantada em castelhano.

Em seu discurso, o Reitor Thompson Mariz fez umas explicações sobre questões internas da Universidade, registrou o crescimento do ensino superior no Brasil, especificamente no interior dos Estados, incluindo a UFCG, destacou o orçamento público para as Universidades e sua recuperação. “Eu sou otimista com relação ao crescimento das Universidades. A UFCG cumpre o seu papel de preencher o ensino superior neste Estado e tem oferecido oportunidades aos jovens da Paraíba. Tenho o compromisso de fazer crescer o ensino superior e os novos campi criados não subtraem recursos dos existentes, pois eles já têm recursos assegurados pelo Governo Federal. Vamos contratar novos professores e funcionários e eu convido todos vocês a conhecerem a Universidade e não apenas suas Unidades Acadêmicas. É preciso convidá-los não só ao trabalho, mas à uma administração mais participativa, de colaboração com a UFCG”, disse. Ele saudou todos os empossados e desejou sucesso e se comprometeu em colaborar com o trabalho deles. A UFCG completou quatro anos no dia 9 de abril de 2006 “e tem crescido, está se mexendo e se mobiliza, e se mobiliza e está apresentando resultados alvissareiros”, comentou o Reitor.

O Diretor do CCT, professor Bráulio Maia Júnior, saudou os coordenadores em nome dos Diretores dos Centros, enquanto o Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, professor Antônio Marcus Nogueira Lima, falou em nome dos novos coordenadores e o professor Wagner Braga Batista, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, saudou todos os empossados. Os discursos estão disponíveis na edição de hoje do informativo Em Dia e na página da UFCG: www.ufcg.edu.br

Veja trechos do discurso escrito pelo professor Bráulio

“A evolução da Universidade, mormente a UFCG indica que ela marcha em busca de um modelo conceitual de contornos ainda não nitidamente configurados, mas, previsíveis até certo ponto, a partir de características fundamentais que se apresentam generalizadas na maioria das Instituições de nível superior.

Uma política de formação de profissionais não pode evidentemente, nem deve ser formulada unilateralmente, quer pela universidade (agência formadora) quer pela alta Administração do Sistema que absorve os formados. Por outro lado, mesmo admitindo e viabilizando o diálogo universidade/sistema, é ainda muito discutível, nas condições atuais, a eficácia e o esforço de formulação de uma política acadêmica, salvo se afastados alguns obstáculos de variadas natureza e dimensão.

No que tange especificamente à formação de profissionais, é exigido da integração universidade/sistema uma total mudança de atitude, pois aí reside o segredo da eficacidade de qualquer política de formação de pessoal qualificado para exercer as profissões de: Bacharel em Ciências  da Computação, em Física, em Meteorologia, Bacharel e Licenciado em Matemática,  Desenhista Industrial, Engenheiro Agrícola,  Civil,  Eletricista, de Materiais, Mecânico, de Minas, de Produção e Químico.

No ensejo deste evento os centros : CCT, CEEI e CTRN se congratulam  com os coordenadores das suas respectivas  Unidades Acadêmicas e, convictos, acreditamos que os cultivos materiais e intelectuais prolongar-se-ão por todo o decorrer do exercício de  suas funções, e, mesmo com trilhas diferenciadas são povoadas e infundidas de ideais que eflorescem dos bons hábitos que à virtude  e ao dever conduzem”.

O que falou o professor Antônio Marcus

O professor Antônio Marcus falou em nome dos coordenadores empossados dizendo que a UFCG passa por desafios e está construindo o novo a partir do seu surgimento, que ocorreu com o seu desmembramento da UFPB. “A Universidade ocorre nos departamentos, onde acontecem os erros e os acertos”, destacou o professor, louvando a iniciativa da solenidade que acontecia naquele momento. Também registrou a confiança dos colegas, que depositaram nele a tarefa de representá-los. “A cerimônia de posse demonstra uma responsabilidade que todos assumem perante a comunidade acadêmica”, disse Antônio Marcus. Fechando seu discurso, o professor disse que o trabalho dignifica o homem e conclamou todos os empossados a desenvolverem o trabalho em prol da Instituição.

Conheça alguns pontos do pensamento exposto pelo professor Wagner Braga

“Inicialmente gostaríamos de externar que nos sentimos bastante lisonjeados com o convite para fazer a apresentação dos novos Coordenadores das Unidades Acadêmicas dos centros formados a partir da divisão do CCT. São colegas pelos quais temos enorme apreço, conhecemo-nos de longa convivência e estão sendo chamados a enfrentar grandes desafios e responsabilidades.

Contrapusemo-nos ao desmembramento da UFPB e à segmentação do CCT. Desde então, manifestávamos nossa apreensão frente a cenários pouco alvissareiros que exigiriam esforços redobrados para a afirmação da UFCG e dos novos centros. É dentro dessa nova realidade institucional que estamos edificando a nossa universidade. Sem sombra de dúvida, é uma tarefa árdua.

Já em 2002, esse desafio se configurou no processo Estatuinte que deu origem às Unidades Acadêmicas. Apesar dos percalços e de algumas indefinições, prevaleceram algumas diretrizes acerca da democratização interna da universidade, da preservação da estrutura centrica, da ampliação dos espaços de decisão, da horizontalização de poderes e da unidade conceitual dos antigos departamentos. Muito nos honrou ter contribuído para a formulação desse documento que rege nossas condutas acadêmicas e é um dos pilares da UFCG. Passados 4 anos, temos consciência de que o Estatuto deve ser avaliado e atualizado para atender à dinâmica dessa nova universidade e à reforma da universidade brasileira que se avizinha.

A universidade é paradoxal. È uma instituição conservadora dotada de pulsões transformadoras.   É a mais antiga instituição moderna existente. Criada no século XI, como fórum de reflexão, de debate e de questionamento de dogmas religiosos e de costumes seculares, subsistiu a fortes choques políticos, econômicos e culturais. Não seria temerário afirmar, que se converteu no pináculo da produção científica, tecnológica, cultural e artística contemporânea.

Desse modo, foi se modelando por meio do exercício crítico vivenciado graças a sua autonomia frente ao Estado, à Igreja e às ideologias dominantes. Sob esse prisma, a autonomia foi indispensável para que a universidade se constituísse e se consolidasse.

Sua subsistência deveu-se à capacidade de renovação e de adaptação à sociedade contemporânea. À adoção de relações que preservaram e alternaram modalidades singulares de poder, permitindo a conciliação e a convivência de idéias divergentes. Nela se fazem presentes forças conservadoras e progressistas. Sem reduzi-las a adjetivações simplistas,  podemos assegurar  que contribuíram, ao seu modo, para a edificação da universidade atual. O reconhecimento do contraditório e de suas pulsões transformadoras garantiu que a universidade se convertesse num espaço privilegiado para a produção do conhecimento e da cultura moderna.

Graças à autonomia, o legado crítico da universidade foi sedimentado, apesar da existência de instituições sociais mais poderosas e antagônicas.

Na atualidade, a autonomia da universidade não pode estar submetida a qualquer constrangimento político, econômico ou ideológico. Tampouco ser concebida como linha de transmissão de diretrizes de agencias multilaterais. Será amesquinhada se for traduzida pela voracidade de setores vocacionados à obtenção de recursos por quaisquer meios. A autonomia não pode estar subordinada a editais de financiamento, nem o quilate das pesquisas aquilatado pelo aporte de recursos materiais necessários para sua realização.

A autonomia não é um preceito abstrato. É uma prática da qual professores, administradores e pesquisadores jamais devem abrir mão. Contudo, autonomia da universidade não significa independência da sociedade. Não significa que a universidade não possa ser avaliada pelos diferentes segmentos sociais que demandam suas atividades. Sob essa ótica, é oportuno observar que a universidade revela enorme descompasso entre as potencialidades acumuladas e as ações realizadas. Esse descompasso torna-se gritante quando nos vemos num país periférico, lecionando em universidade periférica. Há muitas as demandas sociais, que cobram de todos nós compromissos mais efetivos com a educação”.

Quem estava presente à solenidade

Dentre outras autoridades da UFCG estavam presentes o Pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, o Pró-reitor de Gestão Administrativa e Financeira, Alexandre José de Almeida Gama, o Secretário de Recursos Humanos, José Marcos Gonçalves Viana, o Secretário de Infra-estrutura, Eduardo Jorge Lira Bonates, o Secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, e os diretores Braúlio Maia Junior e Ricardo Cabral de Vasconcelos (vice), do CCT, Wellington Santos Mota e Camilo de Lelis G. Medeiros (vice), do CEEI, e João Batista Queiroz de Carvalho e Ademir Montes Ferreira (vice), do CTRN.

Veja quem foi empossado

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Unidade Acadêmica de Desenho Industrial - UADI

O professor Luiz Eduardo Cid Guimarães é o novo Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial e o professor Natã Morais de Oliveira assume a Coordenação do Curso de Graduação de Desenho Industrial. O professor Itamar Ferreira da Silva é o novo Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial.

Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais - UAEMa

A Coordenadora Administrativa da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais é a professora Crislene Rodrigues da Silva Morais. O Coordenador do Curso de Graduação é o professor Reginaldo Severo de Macedo, enquanto a Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais será dirigida pelo professor Tomás Jeferson A.de Melo. O Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais é o professor Hélio de Lucena Lira

Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica - UAEM

O professor Juscelino de F. Maribondo é o novo Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica. O professor Jader Morais Borges vai responder pela Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e o professor Carlos José de Araújo vai ficar à frente da Coordenação de Pós-Graduação Em Engenharia Mecânica. Quem vai responder pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica é o professor Antonio Almeida Silva.

Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ

Quem fica na Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Engenharia Química é o professor José Jailson Nicácio Alves. O professor Vimário Simões Silva é o responsável pela Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Química, e o professor Luis Gonzaga S. Vasconcelos vai conduzir a Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Química. A Coordenação do Curso de Doutorado em Engenharia de Processos fica com a professora Odélsia Leonor S. de Alsina, e a Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia Química será dirigida pelo professor Gilmar Trindade de Araújo.

Unidade Acadêmica de Física - UAF

A Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Física tem agora como coordenador o professor João Evangelista F.do Carmo, enquanto que a Coordenação do Curso de Graduação de Bacharelado em Física tem a partir da posse, o professor Francisco de Assis Brito. A professora Daisy Martins de Almeida vai responder pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Física.

Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística - UAME

Na Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística está o professor Jaime Alves B. Sobrinho, e na Coordenação do Curso de Graduação em Matemática fica o professor Antonio José Da Silva. O professor Claudianor Oliveira Alves vai responder pela Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Matemática e o professor José de Arimatéia Fernandes vai exercer a função de Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística.

Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção - UAEP

O professor Johannes Cornelis J.M.Derks é o novo Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção, enquanto o professor Egídio Luiz Furlanetto vai coordenar o Curso de Graduação de Couros e Tanantes. Na Coordenação de Graduação de Engenharia de Produção fica o professor Ivanildo Fernandes Araújo, e na Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção está o professor Lívio José Da Silva.

Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI

Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica - UAEE

A Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica tem como Coordenador Administrativo o professor Antonio Marcus N. Lima, e na Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, o professor Mário de Sousa A. Filho. O professor Benemar Alencar de Souza vai responder pela Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, enquanto o professor José Ewerton Pombo de Farias vai coordenar as atividades de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica.

Unidade Acadêmica de Sistemas da Computação - UASC

Está aberto o processo eleitoral para a escolha da Coordenação dos cursos de Graduação e Pós-graduação de Ciências da Computação assim como para a Coordenação de Pesquisa e Extensão e também para a Coordenação Administrativa.

Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN

Unidade Acadêmica de Engenharia Civil  - UAEC

O professor José Gomes da Silva é o Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil e Marco Aurélio de Teixeira e Lima o Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil. O Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia Civil é John Kennedy G. Rodrigues e, na Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil estará atuando o professor Gilson Antonio de Miranda.

Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas - UACA

O professor Renilson Targino Dantas é o Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas. Na Coordenação do Curso de Graduação em Meteorologia está o professor José Ivaldo Barbosa de Brito. A Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Meteorologia tem como responsável o professor Bernardo Barbosa da Silva, enquanto o professor Tantravahi Venkata R. Rao vai coordenar as atividades de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas. O professor Pedro Vieira de Azevedo estará coordenando o Curso de Doutorado em Recursos Naturais.

Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia - UAMG

A Coordenação Administrativo da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia será administrada pelo professor José Avelino Freire e na Coordenação de Graduação de Engenharia de Minas está o professor José César de A. Costa. O Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia de Minas é o professor Elbert Valdiviezo Viera, enquanto a Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia será conduzida pelo professor João Lucena Ramos Neto.

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola - UAEAg

O professor João Miguel de Moraes Neto vai responder pela Coordenação da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, o professor Juarez Paz Pedroza pela coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e a professora Josivanda Palmeira Gomes pela Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Na Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola os trabalhos terão à frente o professor Carlos Alberto Vieira de Azevedo.


Data: 08/05/2006