Saudação aos novos coordenadores do CCT, CEEI e CTRN

Discurso proferido pelo Diretor do CCT, Bráulio Maia Júnior, em nome de todos os diretores de Centros, saudando os novos coordenadores administrativos, de graduação, de pós-graduação e de pesquisa e extensão, das suas respectivas Unidades Acadêmicas, os quais foram empossados na noite da sexta-feira, 5 de maio de 2006, em solenidade realizada no Centro de Extensão da UFCG, no campus localizado na cidade de Campina Grande.

A evolução da Universidade, mormente a UFCG indica que ela marcha em busca de um modelo conceitual de contornos ainda não nitidamente configurados, mas, previsíveis até certo ponto, a partir de características fundamentais que se apresentam generalizadas na maioria das Instituições de nível superior.

Uma política de formação de profissionais não pode evidentemente, nem deve ser formulada unilateralmente, quer pela universidade (agência formadora) quer pela alta Administração do Sistema que absorve os formados. Por outro lado, mesmo admitindo e viabilizando o diálogo universidade/sistema, é ainda muito discutível, nas condições atuais, a eficácia e o esforço de formulação de uma política acadêmica, salvo se afastados alguns obstáculos de variadas natureza e dimensão.

No que tange especificamente à formação de profissionais, é exigido da integração universidade/sistema uma total mudança de atitude, pois aí reside o segredo da eficacidade de qualquer política de formação de pessoal qualificado para exercer as profissões de: Bacharel em Ciências  da Computação, em Física, em Meteorologia, Bacharel e Licenciado em Matemática,  Desenhista Industrial, Engenheiro Agrícola,  Civil,  Eletricista, de Materiais, Mecânico, de Minas, de Produção e Químico.

No ensejo deste evento os centros : CCT, CEEI e CTRN se congratulam  com os coordenadores das suas respectivas  Unidades Acadêmicas e, convictos, acreditamos que os cultivos materiais e intelectuais prolongar-se-ão por todo o decorrer do exercício de  suas funções, e, mesmo com trilhas diferenciadas são povoadas e infundidas de ideais que eflorescem dos bons hábitos que à virtude  e ao dever conduzem.

O que pode ser alcançado pela educação, quer em termos de conhecimento, quer  na constituição do caráter, o que ela deve contribuir para produzir,  difere em cada época histórica. A crise hodierna que marca nossa sociedade representa  uma mudança na escala de valores, marco de épocas tradicionais, principalmente, na nossa, obtida através de opções entre valores concorrentes.

O aluno, sabe-se, não é um indivíduo abstraído do seu contexto social, mas, sim, uma individualidade social no grupo em que está inserido. Do nosso trabalho para a sua formação resultará uma sociedade progressista, que reconhecerá sua responsabilidade para com a comunidade a que está inserida.

A ciência evolui à proporção que as novas exigências se insurgem, porém, mister se faz não perder a noção do real, desprezar as digressões copiosas e relegar os supérfluos. É utilizando os conhecimentos profissionais - menos por amor próprio e mais pela consciência do dever cumprido - que dependerá o bem estar das gerações estudantis das quais somos responsáveis.

Que o grau de cultura que reveste nossa estatura profissional sirva de incentivo e alicerce na construção de um mundo melhor, na aproximação dos homens e no aprimoramento das gerações, pois  “as tormentas que caracterizam os árduos caminhos da nossa profissão, obviamente, recompensarão os que, finalmente, chegarem  triunfantes ao píncaro maior das mais elevadas pretensões: a Sabedoria.”

As Direções dos Centros CCT, CEEI e CTRN apoiarão Vossas Senhorias, Coordenadores das Unidades Acadêmicas, na formação co-participativa e nas atividades a serem executadas  para que os cursos oferecidos, sejam sementeiras de cujos frutos brotarão a evolução racional, máquina propulsora de um progresso equilibrado, onde a ciência e a técnica se harmonizam e proliferam. Os conhecimentos formam um sentimento novo de pensamento, onde serão associados o espiritual e o material:  é a  inteligência comandando a ação, valorizando a vida individual e enaltecendo a coletividade.

O processo de transformação que ora vivenciamos exige de nós, profissionais, um alto espírito de responsabilidade, sem condescendências.

Procuremos nos doar, tendo a certeza de que o resultado de nossas ações reverterá, inexoravelmente, em profissionais capacitados que se destacaram no competitivo campo de trabalho.

O estimulo à busca do conhecimento e do desenvolvimento da inteligência indubitavelmente, representará um farol espargindo claridade no caminho a percorrer.

Finalizamos, parabenizando a todos vocês e a cada um em particular que compõem a Administração Executiva Colegiada desejando êxito, realização pessoal e profissional e que não se percam na amplidão do indivisível, contribuindo para o engrandecimento da U.F.C.G., pois, em suas  figuras reverenciamos os autênticos apóstolos do saber.

Muito Obrigado!

Este espaço é aberto para a exposição de idéias sobre temas universitários ou não. A opinião emitida nos textos é de total responsabilidades de seus autores.

Data: 09/05/2006