Capes assina acordo com multinacional para oferecimento de estágios no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou, no último dia 19, acordo de cooperação com a empresa multinacional Huawei. O documento tem o objetivo de formalizar a participação da empresa no programa Ciência sem Fronteiras por meio da oferta de programa de treinamento e estágio aos estudantes brasileiros em suas unidades no exterior e no Brasil.

O memorando traz o compromisso da oferta de, no mínimo, 15 vagas de estágio aos alunos do Ciência sem Fronteiras com objetivo de trabalhar na área de telecomunicação e P&D. Os programas de estágios terão duração entre seis e 24 meses, a depender da disponibilidade do aluno e do interesse da empresa. O acordo não prevê transferência de recursos.

A empresa oferecerá, ainda, treinamento a estudantes na China. O programa será realizado na cidade de Shenzhen com o objetivo de estudar temas relacionados com o desenvolvimento de redes de última geração. A empresa financiará a realização do curso e cobrirá os custos de hospedagem, alimentação e deslocamento dos estudantes durante o programa. Após o treinamento será oferecido aos bolsistas uma oportunidade de estágio em um dos cinco escritórios da Huawei no Brasil.

O documento foi assinado durante a Cúpula Empresarial Brasil- China (acesse a reportagem), que reuniu cerca de 250 empresários chineses e brasileiros em Brasília.

Huawei
A Huawei uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China. Tambem com sucursal no japao e na alemanha. Em 2012 passou a ser a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. Em 2013, a companhia faturou US$ 39,46 bilhões no mundo e US$ 1,5 bilhão no Brasil. No mesmo ano, fechou parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) para pesquisa e desenvolvimento de software.

Ciência sem Fronteiras
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Dados do programa podem ser consultados no Painel de Controle do CsF.

(Capes)

Data: 26/05/2015