Alunos da UFCG conquistam primeiro lugar no Startup Weekend EDU Recife

Eles desenvolveram um projeto para ajudar professores na criação de planos de aula com maior rapidez

Os alunos do mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Yuri Gomes e Bruno Paiva, além do ex-aluno de graduação em Ciência da Computação, Thiago Ferreira, conquistaram o primeiro lugar no Startup Weekend EDU Recife, realizado neste final de semana na capital pernambucana. Também fizeram parte da equipe vencedora alunos de outras instituições e profissionais da área educacional, desenvolvedores, designer e empreendedores.

A ideia desenvolvida pela equipe campeã, o Professor na Rede, foi para ajudar na criação de planos de aula com maior rapidez. Os integrantes realizaram entrevistas e perceberam que os professores tinham dificuldade em encontrar rapidamente fontes de pesquisa, de reutilizar planos de aulas antigos e de criar exercícios para os seus alunos. “Nosso produto foi uma plataforma web onde isto tudo estaria integrado, a pesquisa de conteúdo, o compartilhamento de plano de aulas entre professores e um banco de dados de exercícios para eles usarem em suas aulas”, explica Ferreira.

Os participantes tiveram apenas 54 horas para desenvolver o produto. “Claro que num final de semana não dá pra criar um produto completo, nós só validamos nossa solução com um site, aplicativo para Android e um vídeo, fomos pra rua e mostramos isso para as pessoas e perguntamos o que elas achavam ou que queriam mudar, e assim fomos lapidando nossa ideia e produto”, destaca.

Para Ferreira, foi muito importante participar do evento e trabalhar com profissionais de diversas áreas para desenvolver um produto e contribuir com a melhoria da educação. “Conseguimos aprender muito, principalmente, sobre a educação, e entender melhor quais os obstáculos que se deve enfrentar para temos uma educação de qualidade, em especial, nos dias de hoje onde a tecnologia predomina e é preciso evoluir para tentar acompanhar isso. Foi bastante interessante ver que existem inúmeros professores preocupados com isso e com ideias fantásticas para tentar mudar a forma que a educação é feita”, conta entusiasmado.

A equipe vencedora ganhou entradas para Campus Party em Recife, para BRApps que acontece em Brasília no final do ano, além de horas de programas de mentoria em aceleradoras e incubadoras de startup de Recife e cursos sobre como falar em público.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse:  http://www.professornarede.co/

O evento

O Startup Weekend é um evento que já aconteceu em mais de 600 cidades ao redor do mundo. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar uma boa ideia de negócio em uma startup viável. Este ano o tema do evento em Recife foi sobre Educação.

O evento acontece da seguinte forma: os participantes apresentam suas ideias no palco. Todos votam nas ideias e as mais bem votadas são escolhidas para serem executadas. Formam-se então os times em torno dessas ideias e, durante a sexta e o sábado, as equipes trabalham duro para encontrar um modelo de negócios e construir a primeira versão do produto. No fim da tarde do sábado, os times apresentam o que construíram e os três melhores são premiados.

Confira o site do evento: http://recifeedu.startupweekend.org/

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 18.05.2015)

Data: 18/05/2015