Aberto processo seletivo para Curso em Manejo Florestal Sustentável da Caatinga

Encontra-se aberto, até dia 13 de maio, o processo seletivo de candidatos para participar do Curso de Formação em Manejo Florestal Sustentável Integrado na Caatinga, que será ministrado no período de 25 de maio a 03 de junho, com carga horária de 80 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, a serem realizadas na sede e na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB).

O objetivo é oferecer formação complementar para profissionais de instituições públicas e da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atuam em ações de planejamento, gestão e extensão na Caatinga. A formação prevê orientar esses profissionais quanto ao planejamento, elaboração, implementação e acompanhamento de planos de manejo florestal na Caatinga, bem como quanto a critérios para a elaboração e avaliação dos planos de manejo submetidos à aprovação de órgãos ambientais; capacitar técnicos de órgãos estaduais que prestam assistência técnica aos produtores rurais e aqueles que atuam, por intermédio de Organizações Não Governamentais, junto a produtores rurais em atividades de manejo florestal.

O Curso é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Departamento de Combate  Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (DCD/MMA) e do Centro de Produção industrial Sustentável da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Cepis/PaqTcPB), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Insa, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Fundação Araripe.

Inscrições

O Curso será destinado a engenheiros florestais e profissionais de áreas afins que trabalham no serviço público federal, estadual ou organizações da sociedade civil da região Nordeste, atuando em ações de planejamento, gestão e extensão na Caatinga.

Para se inscrever no processo seletivo o candidato deverá enviar currículo e carta de interesse, por meio da qual justifique as razões para participar do curso. As inscrições deverão ser efetuadas pelo e-mail: cursoflorestal@cepis.org.br

A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 15 de maio, por meio do site: www.cepis.org.br ou www.insa.gov.br

Para acessar o edital, acesse o link:

Mais informações pelo telefone: (83) 2101-9043

(Ascom/Insa)