topo_cabecalho
Oportunidades Internacionais de Financiamento: Chamada de propostas sobre a previsibilidade climática e ligações inter-regionais

 

O FórumBelmont e JPI Clima lançaram Chamada para financiamento de pré-propostas sobre a previsibilidade climática e as ligações inter-regionais. Esta Chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa de médio porte, de três a quatro anos de duração. Oorçamento disponível, para cada proposta aprovada, é de 1 a € 3M. As pré-propostas devem ser enviadas até 01 de junho de 2015.

 

Esta chamadatem como objetivo contribuir para o desafio global de desenvolvimento de serviços de clima com um foco sobre o papel das ligações inter-regionais na variabilidade climática e previsibilidade. Os principais impedimentos para os serviços de clima eficazes, em nível regional e local, ainda existem por causa de processos climáticos pouco ou mal compreendidos (em parte causados por uma escassez de observações), insuficiente difusão do conhecimento científico, os conflitos entre os fatores climáticos e não climáticos e falta de ação pelos tomadores de decisão e da sociedade em geral.

 

Dada acomplexidade e abrangência desses desafios e os benefícios potenciais da pesquisa, no âmbito do presente convite, as propostas de projeto devem demonstrar uma necessidade de pesquisa para a coordenação internacional e regional. Os consórcios de pesquisa devem ser apoiados por, pelo menos, três agências parceiras participantes, com pelo menos uma fora da Europa.

 

Mais informações em:

 

http://www.futureearth.org/news/call-proposals-climate-predictability-and-inter-regional-linkages?utm_source=Future+Earth+Newsletter&utm_campaign=86a67965be-April_2015_mailing4_29_2015&utm_medium=email&utm_term=0_53def20e3a-86a67965be-288803177

 

(CNPq)


Data: 04/05/2015