Prefeitura da UFCG revitaliza lago e atrai várias espécies de aves

Águas recebem tratamento e servem para irrigar a vegetação do campus sede

Ter um ambiente social e agradável para estudantes, com locais para reflexão e descontração ao mesmo tempo. Essa é a aposta da Prefeitura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que busca melhorar a cada dia a atmosfera estudantil. Para tanto, está sendo revitalizada o lago, localizado ao lado da Biblioteca Central do campus sede.

Para realizar a revitalização, a prefeitura está executando uma série de melhorias no entorno e dentro do lago. Uma delas é o tratamento das águas, que se inicia desde a sua entrada na universidade, com aplicação de mecanismos que ajudam na troca de oxigênio e faz com que a água chegue com melhor qualidade no lago. No local já existe um aerador chafariz para ajudar a oxigenar a água e com isso criou-se a possibilidade de depositar alevinos, fazendo do lago um criadouro de peixes.

Com essa ação da prefeitura, aves de várias espécies foram atraídas para o local, se tornando um berçário. Já foram catalogadas bem-te-vi de coroa, marreca de bico roxo, socozinho, franga d'água, pato, garça branca, bico de lacre, lavandeira, dentre outras. Essas aves são um espetáculo a parte no lago. Ao fim da tarde, as garças se reúnem nas árvores do entorno do lago, deixando-as brancas.

Além disso, as águas do lago tem sido objeto de estudo por vários alunos e professores, principalmente, do curso de Biologia, que tem se dedicado na preservação do espaço. Para o prefeito universitário, Mário Araújo Neto, o lago tem uma importância muito grande: "é do lago que tiramos as águas para irrigação da vegetação do campus. Na atual situação hídrica da cidade de Campina Grande, não dá mais para irrigar com água tratada. Temos que aproveitar o que temos. E o lago tem servido muito bem", explicou.

Segundo o prefeito, há um projeto de urbanização no entorno do lago. "Haverá um prolongamento da rua principal da UFCG, que passará ao lado do lago. Isso irá beneficiar um dos lados apenas, mas será o ponta pé inicial para urbanização. Em breve, estaremos iniciando as obras", disse. Ele informou que uma segunda etapa contemplará pista para caminhada, mirante, espaço para convivência, mais um aerador, dentre outras ações.

(Klauber Canuto - estagiário Ascom/UFCG - 30.04.2015)

Data: 30/04/2015