topo_cabecalho
Projeto do Museu do Homem do Curimataú da UFCG é contemplado pelo FIC Augusto dos Anjos

Este é o segundo projeto do museu aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura

 

O Museu do Homem do Curimataú (MHC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, mais uma vez foi contemplado pelo Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba.

 

O projeto elaborado pelo diretor do museu, Israel Araújo,  a pedido do artista José Ferreira (Zé Caetano) foi aprovado e teve o resultado final publicado nesta terça, dia 28. Trata-se do projeto Vozes do Repente que será realizado no Museu e foi contemplado com o valor de R$ 10 mil.

 

Este é o segundo projeto do MHC aprovado pelo FIC. O primeiro foi o Vozes que encantam,  em 2013, coordenado pela artista cuiteense Minervina Ferreira.

 

“Para montar um projeto cultural deste, juntamos mais de cem páginas com currículo de cada artista (quatro duplas), declarações e termos de responsabilidades, termos de contra-partida social, planilha financeira, etc. Toda documentação assinada pelos participantes, o que não é tão fácil no nosso caso, já que tratamos com violeiros espalhados por toda Paraíba e até pelo Brasil. Mas, conseguimos enviar em tempo hábil e fomos aprovados mais uma vez", comemora Araújo.

 

O Projeto Vozes do Repente terá a participação de artistas renomados como Ivanildo Vila Nova, Raimundo Caetano, Manoel Gomes, Rogério Meneses, Minervina Ferreira, Maria Soledade, José Aurenir e Francisco Paulino.

 

Ainda de acordo com Araújo, o evento estava previsto para acontecer em maio. Porém, como houve alteração no calendário do edital (prorrogação das inscrições), todo cronograma deverá ser alterado, o que poderá transferir a data do evento para o segundo semestre, devido os trâmites de contratação e disponibilização dos recursos.

 

O resultado da aprovação do projeto pode ser acessado no endereço: http://www.consultacultural.pb.gov.br/fic/.

 

Coordenação do evento

 

O Projeto Vozes do Repente será coordenado pelo cantador José Ferreira, popularmente conhecido por Zé Caetano. O artista é irmão do também cantador Raimundo Caetano. Ambos são cuiteenses e sempre estão colaborando com a cultura do repente na região. Zé Caetano atualmente mora no município de Solânea-PB, mas semanalmente vem a Cuité e por ele ser natural desta cidade, optou pela realização do evento no Museu do Homem do Curimataú.

 

“Eu já fiz muitas cantorias neste museu, me sinto muito bem em cantar ali, agradeço a toda equipe do Museu do Homem do Curimataú da UFCG pelo respeito aos cantadores”, disse Zé Caetano ao comemorar a aprovação do projeto.

 

(Ascom/CES – 29.04.2015)


Data: 29/04/2015