topo_cabecalho
Evento no Insa discutirá governança do uso do solo


Nos dias 28 e 29 de abril, será realizado na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), o evento Dia Nacional da Caatinga: Governança do uso do solo na Caatinga e Ano Internacional do Solo. O objetivo é debater com diferentes atores a governança do uso do solo no bioma Caatinga, com foco em água, plantas e sociedade, visando elaborar subsídios para futuras políticas públicas para a promoção da convivência sustentável com o Semiárido brasileiro.

Participarão do evento representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, universidades, institutos e empresas de pesquisa científica e tecnológica, representantes do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), Ministérios, Agricultores/as experimentadores/as, estudantes, educadores populares e professores de escolas públicas.

Ano Internacional dos Solos

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade em torno da importância dos solos como parte fundamental do ambiente e dos perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. No Brasil, a coordenação das iniciativas alusivas ao Ano Internacional dos Solos foi delegada pela Assembleia Geral da ONU à UNCCD e à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), visando apoiar ações e projetos em prol da conservação e sustentabilidade dos solos.

 

A iniciativa de promover um debate construtivo e propositivo sobre a sustentabilidade do bioma Caatinga, com ênfase no uso e conservação do solo, atende à necessidade de mobilizar a sociedade para a importância deste recurso como parte fundamental do ambiente, assim como dos perigos que geram sua degradação e vulnerabilidade no Semiárido brasileiro.

 

O evento é uma realização do Insa, em parceria com o Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (DCD/MMA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha) e Fundação Araripe. 

 

(Ascom/Insa)


Data: 27/04/2015