Unesco abre inscrições para prêmio de popularização da ciência

Premiação homenageará profissionais que tenham conduzido ações voltadas a tornar acessíveis os conhecimentos científicos e tecnológicos

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recebe, até 15 de maio, as indicações de candidaturas ao Prêmio Unesco Kalinga para a Popularização da Ciência. Concedido a cada dois anos, o prêmio foi instituído para homenagear profissionais que tenham desenvolvido ações voltadas a tornar acessíveis ao grande público os conhecimentos em ciência e tecnologia.

Os interessados em concorrer ao prêmio devem enviar a proposta de candidatura para dctec@itamaraty.gov.br. Podem participar escritores, editores, locutores de rádio, diretores de programa de televisão e produtores de cinema. O vencedor receberá um certificado, a medalha “Unesco Albert Einstein” de prata, um montante no valor de US$ 25 mil e uma viagem para a Índia, custeada pelo governo do país asiático.

Cada país poderá indicar somente um candidato. A Comissão Nacional brasileira junto à Unesco será a responsável por avaliar e submeter a candidatura do escolhido.

O Prêmio Unesco Kalinga para a Popularização da Ciência é patrocinado pela Fundação Kalinga, governo da Índia e governo do estado indiano de Orissa. Criada em 1951, a iniciativa já reconheceu o trabalho de 65 profissionais de 24 países.

Para mais informações sobre o prêmio, clique aqui.

(MCTI)

Data: 15/04/2015