topo_cabecalho
UFCG realiza cerimônia de Colação de Grau do campus sede

Solenidade reuniu 338 formandos de diversas áreas do conhecimento

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cumprindo mais uma vez seu papel de formar profissionais aptos para desenvolver suas atividades em prol do desenvolvimento da sociedade, realizou na última sexta, dia 10, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, a Cerimônia de Colação de Grau, período 2014.2, do campus de Campina Grande.

 

A cerimônia reunir 338 formandos de todos os centros do campus sede, seus amigos e familiares, além de membros da comunidade acadêmica. Além desses, outros 109 concluintes colaram grau de forma antecipada.

 

A solenidade foi aberta pelo coral da UFCG, Coro em Canto, regida por Lemuel Guerra, e presidida pelo Reitor José Edilson de Amorim.


Paraninfo Geral

 

Todo semestre, a UFCG escolhe um professor para ser homenageado como Paraninfo Geral das turmas. Para a turma 2014.2, o homenageado foi o professor Bráulio Maia Júnior, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). A escolha é uma homenagem, como tributo de reconhecimento a personalidades acadêmicas da Instituição que contribuíram para a construção da história da nossa Universidade, trabalhando tanto pela sua criação quanto pela sua consolidação.

 

O homenageado agradeceu a honraria de ser escolhido como Paraninfo Geral, cumprimentou a todos, disse que era um momento de festa, e brincou fazendo um trocadilho com o clube em que jogou profissionalmente, Treze F.C., com os 13 anos de fundação da UFCG, completados no dia 09 de Abril.

 

Em sua fala, parabenizou os formandos pelo cumprimento de mais uma etapa de suas vidas: “Sinto-me lisonjeado e felizardo por representar todos os centros como paraninfo. Vocês quem devem ser os verdadeiros homenageados nessa noite. Quem ganha é a sociedade com jovens estudiosos, pois, caros formandos, vocês deixam os bancos escolares e estão aptos a realizarem seus planos.”, ressaltou.

 

Oradora


Na sequência, foi dada a palavra à oradora das turmas, a formanda Aline Dionízio Leal, do Curso de Pedagogia, do Centro de Humanidades (CH).


No início, a aluna falou da sensação de dever cumprido, lembrou sua trajetória acadêmica e enfatizou os sentimentos de saudade, dificuldade e emoção: “Estamos sempre em construção e tenho a convicção que a cada etapa o sentimento de sonho realizado”. A formanda enalteceu ainda o papel da universidade na vida acadêmica e das experiências vividas. “Fizemos da UFCG nossa segunda casa, e compartilhamos experiências. A universidade foi mais um degrau vencido, graças à busca do conhecimento. Caminhemos sempre em busca daquilo que nos engrandece”, disse.


Premiações

 

Nas solenidades de Colação de Grau da UFCG, alguns Centros de Ensino realizam uma premiação, em forma de certificado, para homenagear alunos com melhores desempenhos acadêmicos dentre os concluintes.

 

O Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida, conferido pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), ficou com os estudantes Danielle de Lima Vieira, do curso de Engenharia de Petróleo, em primeiro lugar, e Lorena Vieira Braz Santos, do curso de Engenharia de Produção, em segundo lugar.

 

Já o Prêmio Mario Hattori, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), foi concedido aos estudantes Alice Vieira Turnell, do curso de Engenharia Elétrica, e Lucas Lacerda Paixão, do curso de Engenharia Elétrica, primeiro e segundo lugar respectivamente.

 

A estudante Dátia Paula Marques Maia Lucena, do curso de Engenharia Civil, garantiu o Prêmio Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, concedido pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN).

 

Encerramento


Encerrando a cerimônia, o reitor José Edilson de Amorim, parabenizou o paraninfo da turma e os formandos e familiares, e reiterou, em seu discurso, que os formandos são a razão da solenidade: “devolver a sociedade os profissionais que a própria sociedade necessita”, disse. O Reitor lembrou dos 13 anos de fundação da UFCG e do seu crescimento ao longo desse período. Mas ressaltou: “seria muito mais fácil administrar com mais recursos, mas lamentamos o momento em que o país atravessa”.

 

Em seguida, José Edilson faz uma prestação de contas e falou em investimentos futuros, elencando os desafios da educação brasileira, que deve estar intrinsecamente ligada ao ensino-aprendizagem, a pesquisa, a pós-graduação, a produção científica e a extensão. “O presente da instituição traz muito mais confiança para o seu futuro”, finalizou.

 

O sentimento dos concluintes e familiares

 

A cerimônia de Colação de Grau é um dos momentos mais importantes na vida acadêmica dos alunos. Ela representa a conclusão de vários anos de estudo e transição da vida acadêmica para a vida profissional.

 

Pensando assim, a concluinte e representante da turma do curso Comunicação Social, Magna Cély Araújo Santos, falou do sentimento após colar grau e do futuro profissional. “Sentimento de alívio por toda a pressão que é estudar em uma universidade, com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Mas quando chegue aqui parei e pensei: cresci. E tudo que eu sonhei quando era criança começou a se tornar realidade”. E completa: “minha perspectiva é entrar em um mestrado, pois sempre quis a área acadêmica, apesar do mercado de Comunicação ser muito aberto”. Já sua mãe, Magnólia Araújo Melo Santos, que prestigiou o momento da filha, falou com emoção. “É um prazer está aqui, quero que ela siga o sonho dela, e que vá em frente. É isso que eu espero. É a única filha mulher, portanto, tenho muito orgulho. E o pai nem se fala”, falou a mãe da formanda com os olhos marejados de lágrimas.

 

Já a formanda Aline Dionízio Leal, do Curso de Pedagogia e oradora das turmas concluintes, também falou do momento vivido: “Espero ser uma profissional que honre com o que eu estudei, e que eu me torne uma professora que possa fazer alguma coisa pela a educação. Meu mercado de trabalho é precário, mas espero que ele se abra pra mim porque a UFCG te dá instrução e te prepara realmente por mercado de trabalho e para atuar. Já sua mãe, Rosilda Dionízio Leal, relatou o sentimento de ver o sucesso da filha: “É um orgulho grande, pois foi uma batalha dela. E hoje vê-la formada é um maior orgulho para nós”, relatou, cheia de orgulho.

 

(Klauber Canuto – Estagiário da Ascom/UFCG - 13.04.2015)


Data: 13/04/2015