Artigo - Treze anos da UFCG

Por Edilson Amorim*

A UFCG chega aos seus treze anos. Sua trajetória percorreu um caminho de crescimento e de êxito. Entre abril de 2002 e abril de 2015 a UFCG cresceu em número de campus, em número de Centros, em número de Unidades Acadêmicas, na quantidade e na qualidade dos docentes e dos servidores técnico-administrativos contratados durante o processo de expansão.

Aumentaram os cursos e aumentaram os estudantes. Com esse crescimento, o nível de inquietação acadêmica e a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão estão em um patamar que coloca a UFCG como referência dentre as universidades do país.

Neste ano, diminui a euforia da expansão, substituída pela alegria da consolidação que a universidade vivencia, uma vez completado o ciclo expansionista, com instalação completa dos novos cursos em todos os seus períodos.

Seria muito mais fácil comemorar esta data com a certeza de um orçamento crescente e a regularidade de repasse financeiro por parte do governo federal; a situação econômica do país, no entanto, não garante essa tranquilidade no momento. Neste momento conjuntural, a universidade brasileira, em seu conjunto, tem que saber planejar bem essa transição de escassez. Planejar bem e executar os recursos com parcimônia e competência é a forma de evitar excessos e gastos desnecessários. E esse o exemplo da administração superior da UFCG; e esse o pedido que se faz aos Centros e às Unidades Acadêmicas.

Então, temos que comemorar o aniversário da UFCG com a euforia que sua história estimula, mas com a sobriedade que o momento atual exige de todos os dirigentes.

Mas, estabilizada a expansão física da universidade, sobra motivação acadêmica para celebrar, com mais alegria ainda, os treze anos da UFCG. Está em implementação o plano de capacitação e de qualificação dos docentes, com a conquista de 310 vagas de professores substitutos; aumenta, significativamente, a participação de servidores em cursos de pós-graduação; o acolhimento da experiência acadêmica se transforma em prática com a seleção de professores visitantes; são incontáveis os prêmios que estudantes e professores da UFCG conquistam em eventos vários no Brasil e em outros países.

No plano da avaliação institucional, a taxa de concluintes começa a crescer e, ainda que discretamente, diminui a evasão e o número de vagas ociosas na universidade. A assistência e a atenção aos estudantes atestam a existência de quase 4.000 bolsas distribuídas com programas acadêmicos, com moradia e com restaurante universitário.

O PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional – está sendo formulado com discussões em todos os Centros da Universidade. Uma vez concluído, O PDI apontará as orientações que o planejamento deve adotar o crescimento futuro da instituição. Todas essas ações e constatações atestam a maturidade da UFCG. Maturidade que deverá se completar com a correção do seu estatuto e, em termos de infraestrutura, com a conclusão de laboratórios, residências, restaurantes e áreas de convivência e laser que ainda faltam em alguns campus da UFCG.

*Reitor da UFCG

Data: 08/04/2015