Acordo cria programa de bolsas em Biofísica

A Pós-graduação Latino-Americana em Biofísica tem como principal objetivo formar recursos humanos na área de Biofísica com enfoque tanto teórico quanto experimental na América Latina. O Programa foi criado em 2006 e constitui uma ação da União Internacional de Biofísica Pura e Aplicada (IUPAB) que envolve todos os países da América Latina. Visa também construir uma rede de interações, onde alunos de pós-graduação e professores possam transitar entre os laboratórios dos cursos de pós-graduação aderidos, promovendo o acesso aos principais centros de excelência em biofísica na América Latina.

A coordenação do Programa está sob a responsabilidade da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF) e da Sociedade Argentina de Biofísica (SAB) e possui atualmente 202 alunos inscritos, em cerca de 37 programas de Pós-graduação na área de Biofísica no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. A criação de um Programa específico para o POSLATAM em parceria com o CNPq visa contemplar 10 bolsas de doutorado sanduíche, sendo cinco para brasileiros no exterior e cinco para estrangeiros virem ao Brasil, por meio da abertura de chamadas bianuais, no período de 2015 a 2018.

A cerimônia de assinatura do Acordo e Plano de trabalho com as Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF) e Sociedade Argentina de Biofísica (SAB) para criação do Programa de bolsas CNPq/Pós-graduação Latino-Americano em  Biofísica (POSLATAM) ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina, no dia 19 de março de 2015. Além da presença do Embaixador Everton Vieira Vargas e do Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, prof. Marcelo Morales, contou também com representantes das sociedades brasileira e argentina de Biofísica e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas(Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas - CONICET) da Argentina.

(CNPq)

Data: 31/03/2015