Encontro proporciona oportunidades de parcerias com foco no desenvolvimento sustentável

Estão abertas as inscrições para submissão de projetos de pesquisa binacionais – envolvendo o Brasil e a Alemanha – no âmbito do Programa Inovação para o Desenvolvimento Sustentável - Novas Parcerias (NoPa). Serão dois focos temáticos: "Energias Renováveis e Eficiência Energética" e "Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais".

Para dar início aos trabalhos relativos a esta seleção, acontece, de 16 a 20 de março, evento para matchmaking, ou seja, uma plataforma de contato para o desenvolvimento de possíveis formas de cooperação nas áreas temáticas já citadas. Nesta semana, propostas conjuntas para projetos de pesquisa poderão ser discutidas e elaboradas.

Abertura
Durante a abertura, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 16, em Brasília, a diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise de Menezes Neddermeyer, agradeceu o envolvimento de todos para o sucesso da iniciativa. "É gratificante ver que o programa tem se expandido além das fronteiras que imaginávamos quando da concepção. Durante esta semana será possível vislumbrar mais possibilidades de parcerias que tragam benefícios para o Brasil e para a Alemanha."

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), destacou a relevância da reunião. "Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável, é preciso definir um caminho que não é simples. Encontrar este caminho só será possível com parcerias e formação de recursos humanos. Precisamos, então, nos comprometer não só com a nossa, mas também com as gerações futuras. O evento de matchmaking é fundamental para aproximar pessoas dispostas a contribuir neste grande desafio."

Representando o GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também parceiro do NoPa, Wolf-Michael Dio também ressaltou a importância das parcerias. "O Brasil e a Alemanha são locais de excelentes cientistas e o projeto NoPa concretiza essa cooperação científica. O objetivo é que a ciência, a pesquisa e a inovação sejam utilizadas com foco nas temáticas."

Parceria de sucesso
A diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, também ressaltou a cooperação existente com a Alemanha em outros programas. "A parceria que temos com o país é vista por nós com muito orgulho. Já tivemos mais de 6 mil alunos de graduação na Alemanha pelo Ciência sem Fronteiras, inclusive em áreas de investigação do NoPa. Assim, os programas já existentes podem se complementar."

Martina Schulze, diretora do escritório regional do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil, também destacou a parceria com a Capes. "Além do Ciência sem Fronteiras, outro programa de grande destaque é o Probral, que completou 20 anos no ano passado, com cerca de 460 projetos já apoiados."

Programação
Durante a semana, além dos matchmaking, acontecerão apresentações com foco nas temáticas do programa, mesa redonda, conversas técnicas, debates e sessões de trabalho. Acesse aqui a programação completa.

(Capes)

Data: 16/03/2015