Três aplicativos que alunos podem usar para anotar e compartilhar conteúdos

Criar portfólios pode ser uma boa maneira de estimular os estudos individuais e desenvolver a noção de colaboração da sua turma

Nos últimos anos, tablets e smartphones se tornaram objetos importantes na dinâmica da sala de aula, sem que existam muitas distinções entre faixas etárias, uma vez que o contato com os aparelhos eletrônicos costuma começar cedo nas residências dos alunos. Por que então não aproveitar esta familiaridade com a tecnologia para desenvolver a noção de colaboração e apresentá-los a novos moldes de anotação dos conteúdos?

Conheça a seguir 3 aplicativos através dos quais eles podem registrar a aula por meio de desenhos e vídeos e ainda compartilhá-los com seus colegas:

1 – Explain Everything

Este é um app que oferece muitas maneiras para os estudantes documentarem as aulas e criarem fichas de estudos com o objetivo de se preparar para provas, como tutorias de passo a passo, animações, anotações em texto, desenhos, slides. A ferramenta ainda permite que os alunos importem e exportem documentos. Então, se você passar um texto para discussão em aula na próxima semana, eles poderão grifar e fazer comentários no documento da maneira que mais os agradarem. Até mesmo você poderá usar este aplicativo para criar novos materiais didáticos para seus alunos.

2 – Seesaw: The Learning Journal

Desde crianças de 5 anos a jovens podem utilizar este aplicativo para criar uma espécie de portfólio reunindo todas as produções dos estudantes em sala de aula. Vídeos, textos, gravações de áudio, fotos: tudo é adicionado ao diário do aluno, de modo que você pode acompanhar o desenvolvimento intelectual deles. O interessante desta ferramenta é que você pode engajar inclusive os pais no aprendizado. Depois da sua aprovação, os responsáveis poderão ler o portfólio dos filhos e ajudá-los em casa a estudar. O docente, por sua vez, recebe dicas de como desenvolver suas aulas com estes recursos.

3 – Educreations

Neste aplicativo, os estudantes querem criar vídeos animados para explicar os conceitos trabalhados em sala de aula e construir uma lousa interativa, desenvolvendo um jeito pessoal, marcante e divertido de aprender. E os professores não ficam de fora, afinal podem usar este recurso para incrementar as aulas.

Estimule então o uso destas ferramentas na sala de aula. Não apenas os estudantes descobrirão como mexer com uma grande variedade de recursos, como também poderão compreender por si só quais são as melhores técnicas de estudo. Além disso, tudo o que eles produzirem, eles podem compartilhar com os colegas, criando uma rede de colaboração. Em outras palavras, enquanto estudantes visuais criarão organogramas e animações, alunos auditivos farão podcasts para ouvir em casa, mas todos continuarão aprendendo.

(Universia)

Data: 11/03/2015