Coro de Câmara de Campina Grande se prepara para turnê na França

Apresentações acontecem de 07 a 14 de abril

O Coro de Câmara de Campina Grande se prepara para mais uma turnê internacional. Desta vez, o grupo embarca para a França, onde realizará apresentações nas cidades de Gien e Olivet, na região central daquele país, no período de 7 a 14 de abril. Farão parte da turnê trinta membros do grupo, entre músicos e técnicos.

Na ocasião, o grupo realizará quatro concertos. Dois serão dedicados à música brasileira, sacra e secular, incluindo obras de compositores paraibanos, a exemplo de José Alberto Kaplan, Reginaldo Carvalho e Eli-Eri Moura. O ponto alto das apresentações será a Missa em Sol, de Franz Schubert, escrita para solistas, coro e orquestra, na Église Saint Martin, em Olivet, e na Église Jeanne Darc, em Gien. A Missa será interpretada por cerca de oitenta cantores e músicos, incluindo os membros do Coro de Câmara e os alunos e professores dos conservatórios das cidades visitada, sob a batuta do maestro Vladimir Silva, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande.(FIMUS).

“Esta viagem, além de mostrar o trabalho desenvolvido no curso de Música da UFCG, também serve para promover o Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), evento que chega à sexta edição em julho deste ano”, explica o professor Vladimir Silva.

Os recursos para a turnê foram obtidos por meio de parcerias com a iniciativa pública e privada, bem como as prefeituras das cidades anfitriãs. Será apresentada ainda às autoridades locais francesas uma proposta de cooperação artística e cultural, iniciativa que pretende estimular e facilitar o intercâmbio entre músicos, pesquisadores e artistas franceses e campinenses. “A meta é trazer, já para o FIMUS deste ano, vários professores franceses, ampliando a visibilidade do evento”, ressalta o professor Vladimir Silva, que recentemente esteve visitando a Auburn University, nos EUA, com o mesmo objetivo.

Esta é a segunda turnê internacional do Coro de Câmara. A primeira aconteceu em novembro de 2012, quando o grupo apresentou-se nos estados do Mississippi, Louisiana e Texas, nos EUA. Em 2013, o grupo viajou para a cidade de São Paulo, tendo cantado no SESC Vila Mariana, no Museu de Arte Sacra e na Cultura Inglesa. O Coro de Câmara de Campina Grande foi fundado em março de 2010 e já conquistou três prêmios (FUNARTE – Concertos Didáticos 2013 e Concertos do Nordeste – MINC-BNB, 2013 e 2014). Ainda este ano, o grupo se apresenta na capital fluminense, onde fará a estreia mundial de duas obras para coro e orquestra.

(Ascom/UFCG - 06.03.2015)

Data: 06/03/2015