UFCG lança Portal de Sistemas Integrados

Sistema foi desenvolvido pelo Serviço de Tecnologia da Informação da instituição

Já está em funcionamento o Portal de Sistemas Integrados (PSI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que visa a integração dos sistemas de informações técnico-administrativas e acadêmicas da universidade.

Desenvolvido pelo Serviço de Tecnologia da Informação (STI),  o sistema é resultado do trabalho acadêmico do servidor Leandro Ventura, no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFCG.

Atualmente, está disponível no portal o módulo de Sistema de Gestão de Frequência por Registro Eletrônico de Ponto (SIGREP). “Esse feito inaugura uma nova fase nas comunicações institucionais entre os diversos atores no âmbito administrativo, em virtude da obrigatoriedade de criação e de utilização do e-mail institucional pelos servidores da instituição”, ressalta o gerente do STI, Oscar William.

A previsão é o que o portal seja concluído no final de 2017 e integre os novos sistemas de Pós-Graduação, Biblioteca, Administração - a exemplo de compras e licitação -, Gestão Eletrônica de Documentos, Gestão do Portal UFCG, entre outros. “Aos poucos será realizada também a substituição gradativa de antigas soluções em uso como Protocolo, Patrimônio e ainda a integração de soluções já desenvolvidas pelo STI entre 2009 e 2010 como o Sistema de Controle de Bolsas e da Comissão de Processos Vestibulares”, adianta.

O PSI foi desenvolvido em software livre e sem qualquer custo adicional para a instituição, representando uma robusta Aplicação Web e um Banco de Dados institucional (centralizado). Também fornece acesso único, segurança e mobilidade a todos os usuários da comunidade da UFCG no uso dos serviços disponíveis.

O projeto foi norteado por um levantamento de demandas internas de desenvolvimento de Sistemas de Informação obtido numa ampla consulta realizada na UFCG para a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI (2013/2014).

Para cadastramento de usuário acesse: www.psi.sti.ufcg.edu.br

Veja também o Manual do Usuário.

(Ascom/UFCG - 05.03.2015)

Data: 05/03/2015