Pesquisa da UFCG estuda a produção de flores como terapia para os usuários do CAPS

O Trabalho de Final de Curso intitulado “Produção de flores como terapia ocupacional na promoção da qualidade de vida dos usuários do CAPS - Sumé-PB”, foi apresentado nesta quarta-feira, obtendo nota máxima dos avaliadores. A pesquisa, realizada pela aluna do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Cláudia dos Santos Cruz, da Universidade Federal de Campina grande (UFCG).

Orientada pela professora Adriana Vital, o trabalho apresentou resultados das atividades conduzidas no Viveiro de Mudas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Estação Novos Rumos de Sumé - CAPS I e o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri - PASCAR.

O Projeto Sumé com Flores, idealizado pela terapeuta ocupacional Roberta Rossignolo, foi aprovado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 é conduzido por monitoras do PASCAR e acontece duas vezes na semana. No Viveiro de Mudas, os usuários do sistema CAPS Sumé participam de diversas atividades que buscam socializa-los e permitir o desenvolvimento de novas habilidades e a renovação de atitudes como contribuição para a promoção de sua qualidade de vida.

Além da proposta de terapia ocupacional, o projeto possibilita a geração de trabalho e renda, a reinserção social e a valorização do ser humano, sendo um eixo das atividades pertinentes ao campo da Agroecologia.

A defesa do TCC teve participação do psicólogo e coordenador do CAPS, Divanício Pessoa, da assistente social Lucineide Lima e da artesã Fernanda Magalhães (também integrantes do CAPS Sumé) e de estudantes do CDSA.

(Rosenato Barreto - Ascom/UFCG)

Data: 27/02/2015